Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35911
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Tayna Tamires Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T17:08:57Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T17:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Tayna Tamires Aparecida. As principais dificuldades enfrentadas pelos/as docentes de educação física no início da carreira: uma revisão bibliográfica. 2022. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35911 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work aimed to analyze the main difficulties faced by teachers at the beginning of their careers, in the scope of physical education, based on articles published in specific periodicals in the area. The teaching career receives several influences from the experiences, experiences and training of teachers, so the investigation of how these interferences act is important to understand what are the difficulties present in the daily lives of teachers starting teaching. A literature review was carried out considering the years 2011 to 2021, aiming to raise the perspectives cited by new teachers in relation to professional activity, as well as the relationship between the skills and abilities developed as a teacher and those contemplated in their training process. The results showed that the teacher is subject to difficulties related to the valuation of teaching work, salary range, lack of knowledge to work in the classroom, difficulty with the behavior of students, in addition to little contact with the school environment and certain school themes during initial training. In this way, it is concluded that teaching, whether at the beginning of the career or after a certain time, carries over the years adversities that need to be debated and evidenced so that strategies can be developed that alleviate the existing gaps, and that enable a teaching work more satisfactory considering the quality of life and well-being of the teachers, as well as the teaching and learning of students in the school context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | As principais dificuldades enfrentadas pelos/as docentes de educação física no início da carreira: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Marina Ferreira de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4450708231672629 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Solange Rodovalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2283989124715050 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marra, Sumaia Barbosa Franco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6176876915555379 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8774276174642344 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos/as docentes no início de carreira, no âmbito da educação física, a partir de artigos publicados em periódicos específicos da área. A carreira docente recebe várias influências das vivências, experiências e formação dos/as professores/as, sendo assim, a investigação de como essas interferências atuam é importante para entender quais são as dificuldades presentes no cotidiano dos/as professores/as iniciando a docência. Foi realizado uma revisão bibliográfica considerando os anos de 2011 a 2021, visando levantar as perspectivas citadas pelos/as novos/as professores/as em relação a atividade profissional, assim como a relação entre as competências e habilidades desenvolvidas como professor/a e aquelas contempladas em seu processo formativo. Os resultados demonstraram que o/a docente está sujeito a dificuldades relacionadas a valorização do trabalho docente, faixa salarial, falta de conhecimentos para atuação na sala de aula, dificuldade com o comportamento dos/as estudantes, além de pouco contato com o ambiente escolar e determinadas temáticas escolares durante a formação inicial. Desse modo, conclui-se que a docência, seja no início da carreira ou após um dado tempo, carrega ao longo dos anos adversidades que precisam ser debatidas e evidenciadas para que sejam desenvolvidas estratégias que amenizem as lacunas existentes, e que possibilite um trabalho docente mais satisfatório pensando na qualidade de vida e bem-estar dos/as docentes, assim como no ensino aprendizagem dos/as estudantes no contexto escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 92 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 118177231 | - |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PrincipaisDificuldadesEnfrentadas.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.