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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35900
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6981-2363 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Infância da educação em ciências na produção acadêmica de teses: a conformação do saber infantil |
Alternate title (s): | Childhood of science education in the academic production of theses: the conformation of children's knowledge |
Author: | Cardoso, Camila Rocha |
First Advisor: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
First member of the Committee: | Silva, Lázara Cristina da |
Second member of the Committee: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
Third member of the Committee: | Cardoso, Lívia de Rezende |
Fourth member of the Committee: | Carrijo, Fabiana Rodrigues |
Summary: | Entendemos que a educação em ciências é parte de um maquinário, composto por elementos discursivos da ciência e da sua produção, da pedagogia moderna, da escola e da educação. Assim, empenhamo-nos em pensar essa educação em ciências na infância, dar a conhecê-la, pois, defendemos que esse maquinário é parte das estratégias, táticas e forças que promovem a manutenção e (re)inscrição das crianças, de seus corpos e de nossas infâncias na lógica da infantilização inerente a processos como os que compõe e executam educação científica. Por isso, perguntamos pela educação em ciências na(s) infância(s) e elegemos teses produzidas ao longo de 2010 a 2020 no Brasil para investigar esses discursos. Preocupamo-nos em como são mobilizadas as relações de saberes-poderes na educação em ciências na(s) infância(s) e desvelamos criações possíveis com as ciências da natureza na infância, que emergiram a partir/e com a leitura dessas produções. Realizamos uma pesquisa de teses depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, selecionadas a partir dos descritores: "Educação em Ciências" AND Infância; "Educação em Ciências" AND Educação Infantil; "Educação em Ciências" AND Anos Iniciais. A partir de um referencial teórico vinculado aos estudos pós-críticos, a saber: Foucault e Deleuze, problematizamos e analisamos a infância e a educação em ciências sustentadas nas verdades da ciência da modernidade. Além disso, a partir dessa perspectiva lançamo-nos a desvelar possíveis, a identificar escapes para a educação em Ciências para/com a infância. As discussões realizadas desvelam que a proposta de formação para a cidadania tem estreita ligação com a heteronomia, debilidade e ignorância fixadas a infância a partir do discurso científico moderno. E que, a infância como formação discursiva alimenta os enunciados de outro discurso, o da educação em Ciências. Enquanto continuamente esta, opera a lógica da infantilização excluindo possibilidades de uma infância estrangeira. Isso porque a ciência transfixa a educação em ciências e a infância que ela se destina, pois há uma estreita relação do fazer científico e do ensinar ciências, em que o método científico esfarelou-se em perspectivas de alfabetização, educação e letramento científico, transmutando a formação de cientistas à aquela de cidadãos. O projeto de formação da educação em ciências na infância faz esse entrelace do discurso crítico com o científico, o que predominantemente forja que essa educação em ciências aconteça pela alfabetização, educação, letramento científico e pelo trabalho com questões sócio-científicas desde cedo no processo formativo dos estudantes. Eis então que uma gama de elementos do discurso científico que vão compondo a educação em ciências, com caminhos traçados pela lógica da infantilização, ainda que se modifiquem em suas técnicas, se ligam ao controle das crianças, de seus corpos, pensamento, de maneira que a aproximação entre o fazer ciência e a educação em ciências é tão grande, que abre possibilidades de seus processos de ensino e aprendizagem usurparem a brincadeira, a ludicidade, a imaginação, enfim, fazer da educação fábrica da criança futuro adulto cidadão. Por amar a infância nos atrevemos a propor essa tese de doutorado, que sugere começar a cada vez, a cada processo de ensinoaprendizagem, como se nunca tivéssemos ensinado e aprendido antes. Afinal, o estranhamento causado pelo rompimento com a explicação emerge essa sensação de que estamos começando pela primeira vez, sem prescrição, sem apreensão nem da infância e nem dos fenômenos da natureza, mas pela abertura para o múltiplo, ainda que ele seja inesperado. |
Abstract: | We understand that science teaching is part of a machinery, made up of discursive elements of science and its production, modern pedagogy, school and education. In the same way, we insist on thinking about this science education in childhood, giving it knowledge, because we defend that this machinery is part of the strategies, tactics and forces that promote the maintenance and (re)registration of children, their bodies and their our childhoods in the logic of infantilization inherent to processes such as those that make up and carry out scientific education. Therefore, we inquired about science education in childhood(ies) and chose themes produced from 2010 to 2020 in Brazil to investigate these discourses. We are concerned with how the relations of knowledge-powers are mobilized in science education in childhood and we reveal possible creations with the sciences of nature in childhood, which emerge from the reading of these productions. We carried out a search of theses deposited in the Digital Library of Theses and Dissertations, selected from two descriptors: "Education in Sciences" AND Childhood; "Science Education" AND Early Childhood Education; "Science Education" And Early Years. From a theoretical framework linked to post-critical studies, namely: Foucault's genealogy and the Deleuzian concept of becoming-child, we problematize and analyze childhood and science education based on the truths of modern science. Furthermore, from this perspective, we launch ourselves to unveil possible possibilities, to identify escapes for science education for/with childhood. The discussions carried out reveal that the proposal of formation for citizenship has a close connection with the heteronomy, weakness and ignorance fixed to childhood from the modern scientific discourse. And that childhood as a discursive formation feeds the statements of another discourse, that of science education. While this is continually operating the logic of infantilization excluding possibilities of a foreign childhood. This is because science transfixes science education and the childhood it is intended for, as there is a close relationship between scientific practice and science teaching, in which the scientific method crumbled into perspectives of literacy, education and scientific literacy, transmuting the training of scientists to that of citizens. The project for the formation of science education in childhood makes this intertwining of critical and scientific discourse, which predominantly forges that science education happens through literacy, education, scientific literacy and by working with socio-scientific issues from an early age in the training process. of students. Here, then, is that a range of elements of the scientific discourse that compose science education, with paths traced by the logic of infantilization, even if they change in their techniques, are linked to the control of children, their bodies, thought, in a way that The approximation between doing science and science education is so great that it opens up possibilities for their teaching and learning processes to usurp play, playfulness, imagination, in short, making education a factory for the child, the future adult citizen. Because we love childhood, we dare to propose this doctoral thesis, which suggests starting each time, with each teaching-learning process, as if we had never taught and learned before. After all, the estrangement caused by the rupture with the explanation emerges this feeling that we are starting for the first time, without prescription, without apprehension of childhood or natural phenomena, but by opening to the multiple, even if it is unexpected. |
Keywords: | Educação em Ciências Infância Saber-Poder Estrangeiridade Devir-Criança Science Education Childhood Foreignness Becoming-Child Educação Knowledge-Power |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação Ciência - Estudo e ensino Produção acadêmica Didática moderna. Pedagogia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | CARDOSO, Camila Rocha. Infância da educação em ciências na produção acadêmica de teses: a conformação do saber infantil. 2022. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5321 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5321 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35900 |
Date of defense: | 30-Jun-2022 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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