Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Dyeinne Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-29T19:48:09Z-
dc.date.available2022-08-29T19:48:09Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationFERNANDES, Dyeinne Pereira. Hábitos de leitura e o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura nas percepções de si e da carreira. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35897-
dc.description.abstractThe present research carried out two studies, study 1 represents an exploratory study, characterized by a brief mapping of the reading habits of university students during the COVID-19 pandemic. Considering the results obtained, Study 2 was carried out, which analyzed the impact of women's participation in a feminist book club on self and career perceptions. University students aged 18 years or older participated in the mapping, from November to January 2020, and a total of 120 responses were obtained. A total of 10 women participated in the reading club, from March to August 2021, aged between 18 and 50 years old, only one of whom was working, and 9 were students at the time of application. An online form on the Google Forms platform (study 1), Sociodemographic Questionnaire, Feminist Identification Questionnaire, Gender Roles Scale and Professional Self-Efficacy Scale (study 2) were used. The results show that there was an increase in the amount of books read during the pandemic and, in relation to gender, women read more books than men. However, they recalled reading about twice as many books written by men as by women during their lifetime. In study 2, there was a significant increase in self-efficacy and a change in the items “self-confident” and “free” of gender roles, however, in relation to feminist identification, it was not possible to deeply interpret the results obtained, due to the high level of initial feminist identification.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectClube de leiturapt_BR
dc.subjectPapéis de gêneropt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectIdentificação feministapt_BR
dc.titleHábitos de leitura e o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura nas percepções de si e da carreirapt_BR
dc.title.alternativeReading habits and the impact of women's participation in a book club on self and career perceptionspt_BR
dc.title.alternativeHábitos de lectura y el impacto de la participación de mujeres en un club de lectura en la percepción de uno mismo y de la carrerapt_BR
dc.title.alternativeHabitudes de lecture et impact de la participation des femmes à un club de lecture sur la perception de soi et la carrièrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lígia Carolina Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025093926934189pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Elziane Bouzada Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1245889521403518pt_BR
dc.contributor.referee2Centurion, Neftali Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079920400877124pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7578841631344461pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa realizou dois estudos, o estudo 1 representa um estudo exploratório, caracterizado por um mapeamento breve dos hábitos de leitura de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Considerando os resultados obtidos, foi realizado o Estudo 2, que analisou o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura feminista nas percepções de si e da carreira. No mapeamento participaram universitários com 18 anos ou mais, no período de novembro a janeiro de 2020 e foi obtido um total de 120 respostas. No clube de leitura participaram ao todo 10 mulheres, no período de março a agosto de 2021, com idades entre 18 a 50 anos, sendo que apenas uma estava trabalhando, e 9 eram estudantes no momento da aplicação. Foram utilizados formulário online na plataforma Google Forms (estudo 1), Questionário Sociodemográfico, Questionário de Identificação feminista, Escala de Papéis de Gênero e Escala de Autoeficácia Profissional (estudo 2). Os resultados mostram que houve um aumento na quantidade de livros lidos durante a pandemia e, em relação ao gênero, as mulheres leem mais livros que os homens. No entanto, elas se recordaram de terem lido cerca de duas vezes mais livros escritos por homens do que por mulheres durante sua vida. No estudo 2 houve um aumento significativo na autoeficácia e mudança nos itens “autoconfiante” e “livre” dos papéis de gênero, porém, em relação à identificação feminista não foi possível interpretar profundamente os resultados obtidos, devido ao alto nível de identificação feminista inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAOpt_BR
dc.embargo.termsSolicita-se acesso embargado em virtude de que os resultados da pesquisa serão publicados em formato de livros e ou capítulos, necessitando assim exclusividade.pt_BR
dc.orcid.putcode118100452-
dc.description.embargo2024-08-16-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HábitosLeituraImpacto.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons