Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35897
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0613-9367
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2024-08-16
Título: Hábitos de leitura e o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura nas percepções de si e da carreira
Título (s) alternativo (s): Reading habits and the impact of women's participation in a book club on self and career perceptions
Hábitos de lectura y el impacto de la participación de mujeres en un club de lectura en la percepción de uno mismo y de la carrera
Habitudes de lecture et impact de la participation des femmes à un club de lecture sur la perception de soi et la carrière
Autor: Fernandes, Dyeinne Pereira
Primer orientador: Silva, Lígia Carolina Oliveira
Primer miembro de la banca: Campos, Elziane Bouzada Dias
Segundo miembro de la banca: Centurion, Neftali Beatriz
Resumen: A presente pesquisa realizou dois estudos, o estudo 1 representa um estudo exploratório, caracterizado por um mapeamento breve dos hábitos de leitura de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Considerando os resultados obtidos, foi realizado o Estudo 2, que analisou o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura feminista nas percepções de si e da carreira. No mapeamento participaram universitários com 18 anos ou mais, no período de novembro a janeiro de 2020 e foi obtido um total de 120 respostas. No clube de leitura participaram ao todo 10 mulheres, no período de março a agosto de 2021, com idades entre 18 a 50 anos, sendo que apenas uma estava trabalhando, e 9 eram estudantes no momento da aplicação. Foram utilizados formulário online na plataforma Google Forms (estudo 1), Questionário Sociodemográfico, Questionário de Identificação feminista, Escala de Papéis de Gênero e Escala de Autoeficácia Profissional (estudo 2). Os resultados mostram que houve um aumento na quantidade de livros lidos durante a pandemia e, em relação ao gênero, as mulheres leem mais livros que os homens. No entanto, elas se recordaram de terem lido cerca de duas vezes mais livros escritos por homens do que por mulheres durante sua vida. No estudo 2 houve um aumento significativo na autoeficácia e mudança nos itens “autoconfiante” e “livre” dos papéis de gênero, porém, em relação à identificação feminista não foi possível interpretar profundamente os resultados obtidos, devido ao alto nível de identificação feminista inicial.
Abstract: The present research carried out two studies, study 1 represents an exploratory study, characterized by a brief mapping of the reading habits of university students during the COVID-19 pandemic. Considering the results obtained, Study 2 was carried out, which analyzed the impact of women's participation in a feminist book club on self and career perceptions. University students aged 18 years or older participated in the mapping, from November to January 2020, and a total of 120 responses were obtained. A total of 10 women participated in the reading club, from March to August 2021, aged between 18 and 50 years old, only one of whom was working, and 9 were students at the time of application. An online form on the Google Forms platform (study 1), Sociodemographic Questionnaire, Feminist Identification Questionnaire, Gender Roles Scale and Professional Self-Efficacy Scale (study 2) were used. The results show that there was an increase in the amount of books read during the pandemic and, in relation to gender, women read more books than men. However, they recalled reading about twice as many books written by men as by women during their lifetime. In study 2, there was a significant increase in self-efficacy and a change in the items “self-confident” and “free” of gender roles, however, in relation to feminist identification, it was not possible to deeply interpret the results obtained, due to the high level of initial feminist identification.
Palabras clave: Feminismo
Clube de leitura
Papéis de gênero
Autoeficácia
Identificação feminista
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERNANDES, Dyeinne Pereira. Hábitos de leitura e o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura nas percepções de si e da carreira. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35897
Fecha de defensa: 16-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HábitosLeituraImpacto.pdf2.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons