Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5735-936X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferenças |
Autor: | Santos, Elizabete Gomes Moreira dos |
Primer orientador: | Piragibe, Mario Ferreira |
Primer miembro de la banca: | Pimenta, Daniele |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Pedro Eduardo |
Resumen: | A pesquisa aborda o tema da Caracterização Cênica, buscando pensar a partir do que caracteriza os registros social e artístico na maquiagem bidimensional, de modo a articular conceitos e aspectos técnicos sobre a maquiagem teatral. O recorte adotado para tal estudo compreende métodos de escolha e de aplicação de material, sobretudo em técnicas de sombreamento, contorno, traços e emprego de cores nos trabalhos de dois maquiadores profissionais dedicados aos registros em questão, no caso Duda Molinos e Mona Magalhães. A pesquisa se estrutura primeiramente na investigação conceitual e técnica do que define os registros social e artístico em maquiagem, Em seguida foi empreendido um estudo técnico comparativo dos profissionais escolhidos, primeiramente por meio do levantamento de dados gerais sobre a carreira e o trabalho dos maquiadores em questão, seguido por um processo de escolha de obras que atendam aos critérios de exemplaridade das obras dos artistas, de volume de material disponível e de abordagem dos aspectos de análise escolhidos. A atenção do trabalho comparativo concentra-se sobre escolhas e emprego de materiais e técnicas de aplicação de sombreamento e de contorno, bem como sobre critérios de emprego de cores e traços em produções de maquiagem, para assim não apenas empreender um levantamento de características poéticas dos artistas em questão, mas com o objetivo de mapear questões técnicas e estilísticas que definem os campos da maquiagem social e da maquiagem artística, sobretudo a maquiagem teatral. O trabalho tem como objetivo também valorizar os profissionais da maquiagem, e auxiliar futuros pesquisadores, sendo parte de sua Biografia. |
Palabras clave: | Maquiagem teatral Caracterização Cênica Mona Magalhães Maquiagem social Duda Molinos |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | GOMES, Elizabete. A maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferenças. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794 |
Fecha de defensa: | 29-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MaquiagemTeatralMona.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 423.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.