Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5735-936X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferenças
Autor: Santos, Elizabete Gomes Moreira dos
Primer orientador: Piragibe, Mario Ferreira
Primer miembro de la banca: Pimenta, Daniele
Segundo miembro de la banca: Silva, Pedro Eduardo
Resumen: A pesquisa aborda o tema da Caracterização Cênica, buscando pensar a partir do que caracteriza os registros social e artístico na maquiagem bidimensional, de modo a articular conceitos e aspectos técnicos sobre a maquiagem teatral. O recorte adotado para tal estudo compreende métodos de escolha e de aplicação de material, sobretudo em técnicas de sombreamento, contorno, traços e emprego de cores nos trabalhos de dois maquiadores profissionais dedicados aos registros em questão, no caso Duda Molinos e Mona Magalhães. A pesquisa se estrutura primeiramente na investigação conceitual e técnica do que define os registros social e artístico em maquiagem, Em seguida foi empreendido um estudo técnico comparativo dos profissionais escolhidos, primeiramente por meio do levantamento de dados gerais sobre a carreira e o trabalho dos maquiadores em questão, seguido por um processo de escolha de obras que atendam aos critérios de exemplaridade das obras dos artistas, de volume de material disponível e de abordagem dos aspectos de análise escolhidos. A atenção do trabalho comparativo concentra-se sobre escolhas e emprego de materiais e técnicas de aplicação de sombreamento e de contorno, bem como sobre critérios de emprego de cores e traços em produções de maquiagem, para assim não apenas empreender um levantamento de características poéticas dos artistas em questão, mas com o objetivo de mapear questões técnicas e estilísticas que definem os campos da maquiagem social e da maquiagem artística, sobretudo a maquiagem teatral. O trabalho tem como objetivo também valorizar os profissionais da maquiagem, e auxiliar futuros pesquisadores, sendo parte de sua Biografia.
Palabras clave: Maquiagem teatral
Caracterização Cênica
Mona Magalhães
Maquiagem social
Duda Molinos
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOMES, Elizabete. A maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferenças. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794
Fecha de defensa: 29-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MaquiagemTeatralMona.pdfTrabalho de Conclusão de Curso423.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.