Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Elizabete Gomes Moreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T14:06:44Z | - |
dc.date.available | 2022-08-25T14:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Elizabete. A maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferenças. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Maquiagem teatral | pt_BR |
dc.subject | Caracterização Cênica | pt_BR |
dc.subject | Mona Magalhães | pt_BR |
dc.subject | Maquiagem social | pt_BR |
dc.subject | Duda Molinos | pt_BR |
dc.title | A maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferenças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Piragibe, Mario Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6825902106907746 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pimenta, Daniele | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8680041834212692 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Pedro Eduardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9388260255922221 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa aborda o tema da Caracterização Cênica, buscando pensar a partir do que caracteriza os registros social e artístico na maquiagem bidimensional, de modo a articular conceitos e aspectos técnicos sobre a maquiagem teatral. O recorte adotado para tal estudo compreende métodos de escolha e de aplicação de material, sobretudo em técnicas de sombreamento, contorno, traços e emprego de cores nos trabalhos de dois maquiadores profissionais dedicados aos registros em questão, no caso Duda Molinos e Mona Magalhães. A pesquisa se estrutura primeiramente na investigação conceitual e técnica do que define os registros social e artístico em maquiagem, Em seguida foi empreendido um estudo técnico comparativo dos profissionais escolhidos, primeiramente por meio do levantamento de dados gerais sobre a carreira e o trabalho dos maquiadores em questão, seguido por um processo de escolha de obras que atendam aos critérios de exemplaridade das obras dos artistas, de volume de material disponível e de abordagem dos aspectos de análise escolhidos. A atenção do trabalho comparativo concentra-se sobre escolhas e emprego de materiais e técnicas de aplicação de sombreamento e de contorno, bem como sobre critérios de emprego de cores e traços em produções de maquiagem, para assim não apenas empreender um levantamento de características poéticas dos artistas em questão, mas com o objetivo de mapear questões técnicas e estilísticas que definem os campos da maquiagem social e da maquiagem artística, sobretudo a maquiagem teatral. O trabalho tem como objetivo também valorizar os profissionais da maquiagem, e auxiliar futuros pesquisadores, sendo parte de sua Biografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 117902037 | - |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MaquiagemTeatralMona.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 423.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.