Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Elizabete Gomes Moreira dos-
dc.date.accessioned2022-08-25T14:06:44Z-
dc.date.available2022-08-25T14:06:44Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationGOMES, Elizabete. A maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferenças. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35794-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaquiagem teatralpt_BR
dc.subjectCaracterização Cênicapt_BR
dc.subjectMona Magalhãespt_BR
dc.subjectMaquiagem socialpt_BR
dc.subjectDuda Molinospt_BR
dc.titleA maquiagem teatral de Mona Magalhães e a maquiagem social de Duda Molinos: semelhanças e diferençaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Piragibe, Mario Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825902106907746pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Daniele-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680041834212692pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Pedro Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388260255922221pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda o tema da Caracterização Cênica, buscando pensar a partir do que caracteriza os registros social e artístico na maquiagem bidimensional, de modo a articular conceitos e aspectos técnicos sobre a maquiagem teatral. O recorte adotado para tal estudo compreende métodos de escolha e de aplicação de material, sobretudo em técnicas de sombreamento, contorno, traços e emprego de cores nos trabalhos de dois maquiadores profissionais dedicados aos registros em questão, no caso Duda Molinos e Mona Magalhães. A pesquisa se estrutura primeiramente na investigação conceitual e técnica do que define os registros social e artístico em maquiagem, Em seguida foi empreendido um estudo técnico comparativo dos profissionais escolhidos, primeiramente por meio do levantamento de dados gerais sobre a carreira e o trabalho dos maquiadores em questão, seguido por um processo de escolha de obras que atendam aos critérios de exemplaridade das obras dos artistas, de volume de material disponível e de abordagem dos aspectos de análise escolhidos. A atenção do trabalho comparativo concentra-se sobre escolhas e emprego de materiais e técnicas de aplicação de sombreamento e de contorno, bem como sobre critérios de emprego de cores e traços em produções de maquiagem, para assim não apenas empreender um levantamento de características poéticas dos artistas em questão, mas com o objetivo de mapear questões técnicas e estilísticas que definem os campos da maquiagem social e da maquiagem artística, sobretudo a maquiagem teatral. O trabalho tem como objetivo também valorizar os profissionais da maquiagem, e auxiliar futuros pesquisadores, sendo parte de sua Biografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode117902037-
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MaquiagemTeatralMona.pdfTrabalho de Conclusão de Curso423.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.