Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35781
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7819-4752
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2024-08-10
Title: Levando mulheres ao topo: relações entre feminismo, papéis de gênero, sexismo e motivação para liderar e ajudar outras mulheres na carreira
Author: Piedade, Lorena Amorim
First Advisor: Silva, Lígia Carolina Oliveira
First member of the Committee: Veiga, Heila Magali da Silva
Second member of the Committee: Zarife, Pricila de Sousa
Summary: Ao se deparar com a desigualdade de gênero persistente nos espaços de liderança e a existência de inúmeras barreiras que contribuem para essa realidade, é urgente buscar compreender quais fatores podem impedir e contribuir para que mais mulheres ocupem posições de liderança, na tentativa de mudar positivamente as estatísticas. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar as relações entre a identificação feminista, as atitudes de papéis de gênero, o endosso do sexismo ambivalente e a motivação das mulheres para liderar e para ajudar outras mulheres na carreira. Para isso, utilizou-se um questionário, em formato survey, composto por 118 itens. Os itens do questionário são divididos em cinco partes distintas, as quais avaliaram os construtos de identificação feminista, papéis de gênero, sexismo ambivalente, motivação para liderar e motivação para ajudar. Ademais, usou-se um breve questionário sociodemográfico contendo perguntas para investigar sexo, idade, estado e nível de escolaridade. A análise dos dados se deu por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Para investigar as relações entre as variáveis foi feita a correlação de Pearson. Os resultados apontaram que a autodeclaração feminista está relacionada à motivação de mulheres não líderes para liderar. Mulheres não líderes que pontuaram alto nos papéis de gênero masculinos apresentam maior motivação para liderar. Por outro lado, mulheres com maior atitude de papéis de gênero sexistas apresentaram menor motivação para liderar.
Abstract: The persistence of gender inequality in leadership roles and the existence of numerous barriers that contribute to this reality shows that it is urgent to investigate the factors that can prevent and even contribute to more women assuming leadership roles, in an attempt to positively change the statistics. Therefore, this study aims to analyze how feminist identity, gender role attitudes and the personal endorsement of ambivalent sexism are related to women’s motivation to lead and to help other women in their careers. For this, we used a survey with 118 items. The questionnaire items are divided into five distinct parts, which assessed the constructs of feminist identification, gender roles, ambivalent sexism, motivation to lead and motivation to help. In addition, a brief sociodemographic questionnaire was used to investigate gender, age, state and education level. Data analysis was carried out using descriptive statistics and inferential statistics. To measure the relationships between the variables, Pearson's correlation was performed. The results pointed that self-labeling feminist is related to non- leader women's motivation to lead. Also, non-leader women with high scores in male gender roles have greater motivation to lead. On the other hand, women who have bigger sexist gender role attitudes showed less motivation to lead.
Keywords: Mulheres
Motivação
Liderança
Carreira
Feminista
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PIEDADE,Lorena Amorim. Levando mulheres ao topo: relações entre feminismo, papéis de gênero, sexismo e motivação para liderar e ajudar outras mulheres na carreira. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35781
Date of defense: 10-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LorenaAmorim.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.