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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Sandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174? |
Título (s) alternativo (s): | Sandro do Nascimento: who is the subject represented in the documentary Ônibus 174? |
Autor: | Evaristo, Beatriz Abel |
Primer orientador: | Santos, Vanessa Matos dos |
Primer miembro de la banca: | Souza, Gerson de |
Segundo miembro de la banca: | Pereira, Reinaldo Maximiano |
Resumen: | Esta monografia tem como finalidade analisar como o documentário ‘Ônibus 174’, lançado em 2002, representou o sujeito Sandro do Nascimento. Diferentemente das representações até então veiculadas pela grande mídia, ‘Ônibus 174’ apresentou um novo viés do acontecimento, deslocando a importância do fato em si para o Sujeito em questão e as condições objetivas anteriores que o levaram até àquele contexto que culminou em um dos crimes mais noticiados do Brasil. A metodologia empregada, estudada pelos autores Vanoye e Goliot-Lété (1994) – a análise fílmica – parte da concepção de fragmentar os elementos audiovisuais presentes na produção para que, assim, seja possível reinterpretar cada bloco temático do material audiovisual para observar de forma mais aprofundada todos os aspectos. Sendo assim, a presente pesquisa visa problematizar as estratégias presentes na produção audiovisual, identificando e analisando de quais formas a narrativa do documentário é utilizada para a construção do caso em questão e discutir as novas nuances do sujeito Sandro do Nascimento a partir do documentário. |
Abstract: | This monograph aims to analyze how the documentary 'Ônibus 174', released in 2002, represented the subject Sandro do Nascimento. Differently from the representations until then broadcast by the mainstream media, 'Ônibus 174' presented a new bias of the event, shifting the importance of the fact itself to the Subject in question and the previous objective conditions that led him to that context that culminated in one of the most reported crimes in Brazil. The methodology used – Vanoye e Goliot-Lété’s (1994) film analysis – starts from the concept of fragmenting the audiovisual elements present in the production so that it is possible to reinterpret each thematic block of the audiovisual material to observe all aspects in a deeper way. Therefore, the present research aims to problematize the strategies present in audiovisual production, identifying and analyzing in which ways the documentary narrative is used to build the case in question and discuss the new nuances of the subject Sandro do Nascimento from the documentary. |
Palabras clave: | Documentário Documentary Sandro do nascimento Sandro do nascimento Ônibus 174 Bus 174 Representação social Social representation Análise fílmica Film analysis Sujeito Subject Comunicação Communication Narrativa Narrative |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | EVARISTO, Beatriz Abel. Sandro do Nascimento: quem é o sujeito representado no documentário Ônibus 174. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765 |
Fecha de defensa: | 17-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
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