Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEvaristo, Beatriz Abel-
dc.date.accessioned2022-08-24T16:38:28Z-
dc.date.available2022-08-24T16:38:28Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationEVARISTO, Beatriz Abel. Sandro do Nascimento: quem é o sujeito representado no documentário Ônibus 174. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35765-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze how the documentary 'Ônibus 174', released in 2002, represented the subject Sandro do Nascimento. Differently from the representations until then broadcast by the mainstream media, 'Ônibus 174' presented a new bias of the event, shifting the importance of the fact itself to the Subject in question and the previous objective conditions that led him to that context that culminated in one of the most reported crimes in Brazil. The methodology used – Vanoye e Goliot-Lété’s (1994) film analysis – starts from the concept of fragmenting the audiovisual elements present in the production so that it is possible to reinterpret each thematic block of the audiovisual material to observe all aspects in a deeper way. Therefore, the present research aims to problematize the strategies present in audiovisual production, identifying and analyzing in which ways the documentary narrative is used to build the case in question and discuss the new nuances of the subject Sandro do Nascimento from the documentary.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectSandro do nascimentopt_BR
dc.subjectSandro do nascimentopt_BR
dc.subjectÔnibus 174pt_BR
dc.subjectBus 174pt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.titleSandro do nascimento: quem é o sujeito representado no documentário ônibus 174?pt_BR
dc.title.alternativeSandro do Nascimento: who is the subject represented in the documentary Ônibus 174?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Gerson de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Reinaldo Maximiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537073855507958pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como finalidade analisar como o documentário ‘Ônibus 174’, lançado em 2002, representou o sujeito Sandro do Nascimento. Diferentemente das representações até então veiculadas pela grande mídia, ‘Ônibus 174’ apresentou um novo viés do acontecimento, deslocando a importância do fato em si para o Sujeito em questão e as condições objetivas anteriores que o levaram até àquele contexto que culminou em um dos crimes mais noticiados do Brasil. A metodologia empregada, estudada pelos autores Vanoye e Goliot-Lété (1994) – a análise fílmica – parte da concepção de fragmentar os elementos audiovisuais presentes na produção para que, assim, seja possível reinterpretar cada bloco temático do material audiovisual para observar de forma mais aprofundada todos os aspectos. Sendo assim, a presente pesquisa visa problematizar as estratégias presentes na produção audiovisual, identificando e analisando de quais formas a narrativa do documentário é utilizada para a construção do caso em questão e discutir as novas nuances do sujeito Sandro do Nascimento a partir do documentário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SandroNascimentoQuem.pdfTCC1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons