Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Breno Sanitá de-
dc.date.accessioned2022-08-23T20:00:14Z-
dc.date.available2022-08-23T20:00:14Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Breno Sanitá de. Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736-
dc.description.abstractThe essay has the objective to investigate the impacts of the rising in the number of craft breweries and the popularization that craft beers had, and still have, over the Brazilian beer market. We begin defining and characterizing the global and national beer markets, after that we analyze these markets and the available data. The comparison analysis of the beer industry intends to show its importance and provide a better delimitation of this parallel market. It was checked that, despite the craft beer compete in certain level with the commercial beers, it has its own differences which must be taken in consideration in the study. The Brazilian beer industry is very concentrated and the effect over an alternative market, like the craft beer market, is limited, although this alternative market affects the commercial beer market. With the raising in the craft breweries in the last few years, consequence of a wave of gourmet products popularizing, we saw a tendency in the customer preferences, which pushed the craft beer market, but impacted also the commercial ones in their strategic decisions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.subjectCerveja comercialpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectBarreiras a entradapt_BR
dc.subjectCraft beerpt_BR
dc.subjectCommercial beerpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subjectEntrance barrierspt_BR
dc.titleImpacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacionalpt_BR
dc.title.alternativeImpact of the increase in the number of craft breweries over the comercial beer's market in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loural, Marcelo Sartorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A56C1B13ECDCEB34590BC2587B4AEF27.buscatextual_66pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Clésio Marcelino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Saiani, Carlos César Santejo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem o objetivo de investigar os impactos que o aumento no número das cervejarias artesanais e a popularização das cervejas consideradas premium tiveram, e ainda têm, sobre o mercado de cervejas comerciais brasileiro. Começamos definindo e caracterizando os mercados de cerveja mundial e nacional, após isso analisamos esses mercados e os dados disponíveis dos setores. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo, conjuntamente com uma pesquisa bibliográfica extensa e a análise de indicadores do mercado neste trabalho. A análise comparativa da indústria cervejeira visa mostrar a importância do setor e realizar uma melhor delimitação desse mercado paralelo. Foi constatado que, apesar do setor de cervejas artesanais competir em certo nível com as cervejas comerciais, este setor tem suas peculiaridades que devem ser consideradas no estudo da relação entre os setores. A indústria cervejeira brasileira é bastante concentrada e o efeito sobre um mercado alternativo, como são as cervejas artesanais, é limitado, apesar desse mercado alternativo afetar o mercado das cervejas populares. Com o aumento no número das micro cervejarias nos últimos anos, devido à nova onda de produtos gourmet se popularizando, observou-se uma tendência na preferência dos consumidores, o que por um lado impulsionou o mercado das cervejas artesanais, e também suscitou respostas das cervejarias comerciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.orcid.putcode117756720-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoAumentoNúmero.pdfTCC2.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons