Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35727
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0491-485X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os impactos das tecnologias digitais na produção, distribuição e consumo de conteúdos radiojornalísticos: um estudo de caso da Rádio São Francisco
Título(s) alternativo(s): The impacts of digital technologies on the production, distribution and consumption of radio journalistic content: a case study of Rádio São Francisco
Autor(es): Silva, Allana Luiza de Lima
Primeiro orientador: Camargo, Aline Cristina
Primeiro membro da banca: Tonus, Mirna
Segundo membro da banca: Araújo, Marcelo Marques
Resumo: Em 2022 comemora-se o centenário do rádio no Brasil. Desde a primeira transmissão oficial, o veículo passou por inúmeras transformações. Neste contexto, esta pesquisa busca compreender quais os impactos que as tecnologias digitais causam na produção, distribuição e consumo da produção jornalística da Rádio São Francisco, a partir de um estudo de caso. Por meio de visita de campo, análise descritiva da programação jornalística da emissora e realização de entrevistas semiestruturadas, foi possível compreender as estratégias adotadas pelo veículo para manter sua produção ativa no contexto das rádios digitais. Durante o percurso buscou-se a) apresentar de que maneira as tecnologias digitais estão presentes na rotina de produção jornalística da Rádio São Francisco; b) apontar quais mudanças foram necessárias, a partir do advento da rádio digital, para que se mantivesse competitiva no mercado; c) mostrar quais elementos da rádio digital estão presentes na emissora; d) colaborar com a revisão bibliográfica sobre a temática das rádios digitais. Os resultados da pesquisa comprovam a hipótese de que, durante os 51 anos da Rádio São Francisco, novas tecnologias modificaram aspectos da produção, da distribuição e do consumo da produção jornalística da rádio. De modo geral, foi visto que novas ferramentas, especialização da equipe e implantação de um processo de transformação digital foram necessárias para que a emissora continuasse competitiva.
Abstract: In 2022, the centenary of radio in Brazil is celebrated. Since the first official transmission, the vehicle has undergone numerous transformations. In this context, this research seeks to understand the impacts that digital technologies cause in the production, distribution and consumption of the journalistic production of Rádio São Francisco, based on a case study. Through field visits, descriptive analysis of the broadcaster's journalistic programming and semi-structured interviews, it was possible to understand the strategies adopted by the vehicle to keep its production active in the context of digital radios. During the course of the investigation, we sought to: a) present how digital technologies are present in the journalistic production routine of Rádio São Francisco; b) point out what changes were necessary, from the advent of digital radio, to remain competitive in the market; c) show which elements of digital radio are present in the station; d) collaborate with the bibliographic review on the subject of digital radios. The research results confirm the hypothesis that, during the 51 years of Rádio São Francisco, new technologies changed aspects of production, distribution and consumption of journalistic production on the radio. In general, it was seen that new tools, team specialization and implementation of a digital transformation process were necessary for the broadcaster to remain competitive.
Palavras-chave: Podcast
Rádio
Radiojornalismo
Rádio Digital
Rádio São Francisco 97.7 FM
Podcast
Radio
Radio journalism
Digital Radio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Allana Luiza de Lima. Os impactos das tecnologias digitais na produção, distribuição e consumo de conteúdos radiojornalísticos: um estudo de caso da Rádio São Francisco. 2022. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35727
Data de defesa: 16-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactosTecnologiasDigitais .pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons