Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35714
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2024-08-18
Título: Nível de alfabetização financeira dos servidores públicos estaduais de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Financial literacy level of state public servants in Minas Gerais
Autor(es): Vicente, Carolina Gonçalves
Primeiro orientador: Silva, Jussara Goulart da
Primeiro membro da banca: Borges, Alex Fernando
Segundo membro da banca: Leite, Denilson Aparecida Freire
Resumo: O presente estudo buscou verificar o nível de conhecimento da educação financeira e a atitude financeira dos servidores públicos estaduais, que atuam diretamente em quatro escolas estaduais, de uma cidade do Triângulo Mineiro, e seus determinantes. Através da pesquisa quantitativa, foram aplicados 201 questionários, baseado nos estudos de Halles, Sokolowski e Hilgemberg (2007) com adaptações para a pesquisa. Foram feitas análises dos dados através da estatística descritiva, com análise da média, frequência, desvio padrão e percentual. Os resultados enfatizaram que o nível de conhecimento financeiro é baixo diante dos construtos analisados, já as questões do comportamento e atitude financeira não são influenciadas pela alfabetização financeira. Considerando que a amostra apresenta baixo nível de educação financeira, porém o comportamento e atitude está em um nível mais elevado.
Palavras-chave: educação financeira
educação financeira
comportamento financeiro
comportamento financeiro
atitude financeira
atitude financeira
Financial Education
Financial Behavior
Financial Attitude
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VICENTE, Carolina Gonçalves. Nível de alfabetização financeira dos servidores públicos estaduais de Minas Gerais. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35714
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NívelAlfabetizaçãoFinanceira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso314.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.