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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3732-7168
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Experiências do espectador adulto e da criança: distintas relações entre narrativa e interpretação em SOUL, da PIXAR
Título (s) alternativo (s): Experiences of adult and child spectator: distinct relationships between narrative and interpretation in SOUL, by PIXAR
Autor: Vassoler, Leonardo Velloso
Primer orientador: Manna, Nuno
Primer miembro de la banca: Silva Neto, João Damasio da
Segundo miembro de la banca: Guedes, Nicoli Glória de Tassis
Resumen: Este trabalho busca analisar a relação entre leitura e interpretação de espectadores distintos com narrativa, através do filme Soul (Soul, Pete Docter, 2020), do estúdio de animação Pixar. Para isso, a pesquisa procura entender como são criadas as narrativas e a importância das experiências dos leitores para a interpretação das histórias. Dessa forma, o trabalho pretende apresentar condições para compreender de que formas as distintas experiências de públicos diferentes, no caso, infantil e adulto, conseguem construir sentidos e interpretações incomuns entre si da mesma narrativa. A partir disso, são escolhidos alguns operadores de analíticos com o intuito de fundamentar a análise do trabalho e deixar a pesquisa mais aprofundada, como narrativa e leitura, além de realizar um panorama histórico da Pixar e um mapeamentos dos filmes, a fim de encontrar semelhanças nas narrativas produzidas pelo estúdio até chegar em Soul. A análise está dividida em três subtópicos de personagens, para compreender a leitura dos grupos infantil e adulto de cenas da animação, com o objetivo de entender como os fatores individuais de cada grupo formam experiências distintas na narrativa. A partir disso, é possível perceber que os grupos possuem individualidades que moldam a interpretação da narrativa, criando leituras, a partir das próprias vivências. Vale ressaltar que a análise foi moldada a partir de suposições de dois tipos de leitura diferentes, ou seja, foi feita dos processos de leitura a partir de uma apreensão do texto e suas condições de constituição de experiência, entretanto, as análises interpretativas para o filme não se limitam em apenas duas. A decisão de olhar para o uma leitura adulta e uma infantil do filme foi devido a conexão que os filmes da Pixar possuem com o público adulto e o público de crianças e pessoas mais novas. Assim, os espectadores desses grupos têm experiências e enciclopédias que garantem leituras únicas e diferentes entre si, a partir de como olham para o filme, cenas e personagens inseridos no enredo.
Abstract: The present work seeks to analyze the connection between the reading and the interpretation of different spectators towards a narrative, through the film Soul (Soul, Pete Docter, 2020), from Pixar Animation Studios. For this matter, the research aims to understand how narratives are created and the importance of the individual experiences of readers for the interpretation of stories. Thus, the work intends to present conditions for the comprehension of the ways in which the distinct experiences of different audiences, in this case, children and adults, manage to construct unusual meanings and interpretations of the same narrative. From this some analytics operators are chosen in order to base the analysis of the work and leave the research more indepth, such as narrative and reading, in addition to carrying out a historical overview of Pixar and a mapping of the films, in order to find similarities in the narratives produced by the studio until reaching Soul. The analysis is divided into three subtopics of characters as a means to understand the reading of animation scenes by children and adult groups in order to apprehend how individual factors of each group are able to form distinct experiences in the narrative. From this point of view, it is possible to perceive that the groups have individualities that shape the interpretation of the narrative, creating readings from their own experiences, this factors being of age, ethnicity, social status, among others. It is noteworthy that the analysis was shaped by the assumption of two different types of reading, that is, it was made of the reading processes from an apprehension of the text and its conditions of experiences, however, the interpretive analyzes for the film do not are limited to just two. The decision to look at both an adult and a children’s reading of the film was due to the connection Pixar films have with adult audiences and audiences of children and younger people. However, a reception analysis was not carried out and the interpretative analyzes of the film are not narrowed down to two, only. The decision to observe an adult's and a children's reading of the film was motivated by the connection that Pixar's films have with adult, infant and young audiences. Therefore, the viewers of these groups have experiences and encyclopedias that guarantee unique and diverse readings among themselves, starting from their personal looks towards the film, its scenes and characters present in the plot.
Palabras clave: Narrativa
Animação
Cinema
Experiência
Interpretação
Soul
Narative
Animation
Cinema
Experience
Interpretation
Soul
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VASSOLER, Leonardo Velloso. Experiências do espectador adulto e da criança: distintas relações entre narrativa e interpretação em Soul, da Pixar. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35698
Fecha de defensa: 18-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

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