Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35691
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Processo de internacionalização da Alpargatas: expansão e estratégias competitivas no mercado mundial
Autor: Campos, Bruna Fernandes de Oliveira
Primer orientador: Veríssimo, Michele Polline
Primer miembro de la banca: Saiani, Carlos César Santejo
Segundo miembro de la banca: Loural, Marcelo Sartório
Resumen: Este estudo teve como objetivo avaliar o caso da Alpargatas, à luz do fenômeno da internacionalização e suas principais variáveis, com ênfase na importância desse processo de expansão para alavancar empresas brasileiras. Como procedimento metodológico, a pesquisa utilizou de análise de indicadores financeiros da empresa e produção bibliográfica e documental. A partir de um conjunto de estratégias integradas, como transformações na gestão organizacional, fortes campanhas de marketing, mudanças táticas em prol de eficiência operacional, diversificação do portfólio, e, principalmente, um processo de internacionalização que começou de forma gradual com exportações para países mais próximos, evoluindo à expansão para franquias nos EUA e países europeus, a empresa conseguiu obter efeitos excepcionais. Com base em seus resultados após anos colocando em prática e aprimorando tais planos, foi verificado que a Alpargatas é um caso comprobatório de que a internacionalização é uma estratégia que deve ser considerada por empresas de variados níveis para obter vantagem competitiva, se destacar frente ao seu mercado e, por vezes – caso o processo seja bem planejado e executado – sair de situações de crise.
Abstract: This study aimed to evaluate the phenomenon of internationalization and its main variables, with emphasis on the importance of this expansion process to leverage Brazilian companies, in the light of the case of Alpargatas. As a methodological procedure, the research used the analysis of the company's financial indicators and bibliographic and documentary production. Based on a set of integrated strategies, such as changes in organizational management, strong marketing campaigns, tactical changes in favor of operational efficiency, portfolio diversification and, above all, an internationalization process that began gradually with exports to nearby countries, evolving to the expansion to franchises in the USA and European countries, the company managed to reap exceptional effects. Based on its results after years of putting into practice and improving such plans, it was verified that Alpargatas is a case that proves that internationalization is a strategy that should be considered by companies of different levels to obtain a competitive advantage, stand out in front of their market and, sometimes – if the process is well planned and executed – get out of crisis situations.
Palabras clave: Internacionalização
Internationalization
Empresas brasileiras
Brazilian companies
Vantagem competitiva
Competitive advantage
Alpargatas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CAMPOS, Bruna Fernandes de Oliveira. Processo de Internacionalização da Alpargatas: Expansão e Estratégias Competitivas no Mercado Mundial. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35691
Fecha de defensa: 10-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessoInternacionalizacaoAlpargatas.pdf1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.