Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCintra, João Victor Macedo-
dc.date.accessioned2022-08-23T13:54:17Z-
dc.date.available2022-08-23T13:54:17Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.citationCINTRA, João Victor Macedo. A vida imita a arte: a influência do cinema no Direito pela perspectiva de "Rosetta". 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35685-
dc.description.abstractThe main goal of this paper is to analyze the influence of cinema on Law, with practical evidence within the study of the movie “Rosetta” and its legal and social repercussion. Despite of the many branches of this field of study, this paper was limited to bring reflections about social-legal topics involving the influence of cinema on Law, based on the analysis of the circumstances around the movie “Rosetta”. At first, it approached Pop Culture and its social impacts, followed by cinema participation in the construction of collective moral ideas and the possible role of filmmaking as a social control instrument. Hence, were commented the origins of Law as a social result and how cinema can influence the juridical order. At last, a parallel between Belgium before and after the movie was made, along with the “Rosetta Plan” and its characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCinema e Direitopt_BR
dc.subjectCinema and Lawpt_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.subjectPop culturept_BR
dc.subjectRosettapt_BR
dc.subjectRosettapt_BR
dc.subjectPlano Rosettapt_BR
dc.subjectRosetta planpt_BR
dc.titleA vida imita a arte: a influência do cinema no Direito pela perspectiva de “Rosetta"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bielschowsky, Raoni Macedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5616314176209557pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0762877124257022pt_BR
dc.contributor.referee2blind review, blind review-
dc.contributor.referee2Lattesblind reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo foi analisar a influência do cinema no Direito, com evidência no estudo de caso do filme belga “Rosetta” e sua repercussão jurídica e social. Apesar das diversas vertentes multidisciplinares envolvidas no presente campo de estudo, o presente trabalho se limitou a tecer reflexões sobre possíveis fatores sociojurídicos que participem nessa influência do cinema no Direito, lastreados pela análise concreta da situação circundando “Rosetta”. Primeiramente, abordou-se a Cultura Pop e seus impactos sociais, seguida pelo papel do cinema na construção de ideais coletivos morais e do possível papel deste como instrumento social. Então, voltou-se para as raízes do Direito como produto social e como o cinema pode influenciar no ordenamento. Por fim, foi feita análise da Bélgica antes e depois do filme, bem como do “Plano Rosetta” e suas particularidades inerentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDireitopt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.orcid.putcode117756146-
Appears in Collections:TCC - Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VidaImitaArte.pdfTCC278.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons