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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0950-4534
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Fraude contábil e governança corporativa: o caso da Oi S.A.
Author: Pereira, Leonardo Magalhães
First Advisor: Neto, Edilberto Batista Mendes
First member of the Committee: Blind Review
Second member of the Committee: Blind Review
Summary: O presente artigo teve por objetivo, apresentar os casos de denúncias de fraude da empresa Oi S.A correlacionando-as com as práticas de Governança Corporativa da companhia. Por meio de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa, realizou-se um estudo de caso capaz de responder à questão de pesquisa de que, se diante dos casos de denúncias de fraude, a Oi teria fortalecido suas práticas de Governança Corporativa. Perante as acusações de fraudes financeiras, políticas, dentre outras, foi possível perceber que a Teoria do Triângulo de Fraude de Cressey permite compreender as motivações dos indivíduos para agir de forma antiética. Conclui-se que, embora a Oi tenha sido alvo de diversas acusações de fraudes, o maior problema apresentado tratou-se de erros de planejamento, incompetência e ineficácia quanto ao planejamento financeiro e estratégico da companhia, ao realizar aquisições e fusões com empresas endividadas, o que comprometeu a saúde financeira da Oi S.A. Diante da necessidade de recuperação da imagem da companhia e da confiabilidade dos investidores, foi preciso que a empresa repensasse seu código de conduta ética e suas práticas de governança corporativa. Sua Governança Corporativa conta com um programa de compliance capaz de prevenir erros e fraudes, reduzir riscos, por meio de comitês de auditoria e prevenção de riscos e de governança corporativa, por meio de uma gestão de riscos atuando no nível estratégico, tático e operacional.
Abstract: The purpose of this article was to present the cases of fraud complaints from the company Oi S.A, correlating them with the company's Corporate Governance practices. Through a descriptive, bibliographic and qualitative research, a case study was carried out capable of answering the research question that, if faced with cases of fraud complaints, Oi would have strengthened its Corporate Governance practices. Faced with accusations of financial and political fraud, among others, it was possible to perceive that Cressey's Fraud Triangle Theory allows us to understand the motivations of individuals to act in an unethical way. It is concluded that, although Oi has been the target of several accusations of fraud, the biggest problem presented was planning errors, incompetence and inefficiency regarding the company's financial and strategic planning, when carrying out acquisitions and mergers with indebted companies, which compromised the financial health of Oi S.A. Faced with the need to recover the company's image and the reliability of investors, it was necessary for the company to rethink its code of ethical conduct and its corporate governance practices. Its Corporate Governance has a compliance program capable of preventing errors and fraud, reducing risks, through audit and risk prevention and corporate governance committees, through risk management acting at the strategic, tactical and operational level.
Keywords: Oi S.A.
Triângulo de fraude
Governança corporativa
Compliance
Prevenção de riscos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Leonardo Magalhães. Fraude contábil e governança corporativa: o caso Oi S.A. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35644
Date of defense: 4-Jul-2022
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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