Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35634
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9771-7141
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
Autor: Vieira, Márcia Maria
Primer orientador: Lima, Viviani Alves de
Primer miembro de la banca: Marques, Deividi Marcio
Segundo miembro de la banca: Ferreira, Gustavo Maximiano
Resumen: Este presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência das contribuições do PIBID na formação inicial dos estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia enquanto bolsistas do programa, buscando associar os resultados obtidos aos objetivos do programa, para evidenciar suas contribuições no processo formativo. Para tanto foi elaborado um questionário com 11 (onze) questões discursivas e 1 (uma) questão de múltipla escolha para ser aplicado a um total de 9 (nove) bolsistas - ex-bolsistas do PIBID iniciantes do Programa, egressos e alunos recentes - ambos estudantes do Ensino Superior do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia. Após aplicação do questionário, foi feita a organização, interpretação e análise dos dados a partir das respostas obtidas de forma qualitativa/interpretativa. Como resultado conclusivo foi possível destacar a importância de inserir o licenciando/bolsista no contexto da escola básica durante sua licenciatura, através do PIBID, devido aos saberes experienciais adquiridos ao longo da sua jornada para prática docente, através das respostas da maior parte dos entrevistados. Ou da influência contribuições do PIBID na formação docente.
Abstract: This present work aims to evaluate the influence of the PIBID contributions in the initial formation of the students of the degree in Chemistry of the Federal University of Uberlândia as scholarship holders of the program, seeking to associate the results obtained with the objectives of the program, to evidence their contributions in the process. formative. For that, a questionnaire with 11 (eleven) discursive questions and 1 (one) multiple-choice question was prepared to be applied to a total of 9 (nine) scholarship holders - former PIBID scholarship holders who are new to the Program, alumni and recent students - both Higher Education students of the degree in Chemistry at the Federal University of Uberlândia. After application of the questionnaire, data were organized, interpreted and analyzed from the answers obtained in a qualitative/interpretative manner. As a conclusive result, it was possible to highlight the importance of inserting the undergraduate/scholarship holder in the context of the basic school during his degree, through PIBID, due to the experiential knowledge acquired along his journey to teaching practice, through the answers of most of the interviewees. Or the influence of PIBID contributions in teacher training.
Palabras clave: PIBID
PIBID
Formação inicial
Initial formation
Concepções dos estudantes
Conceptions of students
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VIEIRA,Márcia Maria. A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Custo (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35634
Fecha de defensa: 19-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Química (licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluênciaContribuiçõesFormação.pdfTCC847.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons