Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4671-6920
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
Autor: Vale, Bianca Guimarães
Resumen: O presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes.
Palabras clave: Educação financeira
Ensino Médio
Jogos de empresas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613
Fecha de defensa: 31-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoFinanceiraContabilidade.pdfTCC204.72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons