Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Vale, Bianca Guimarães | - |
| dc.date.accessioned | 2022-08-22T16:50:07Z | - |
| dc.date.available | 2022-08-22T16:50:07Z | - |
| dc.date.issued | 2021-10-31 | - |
| dc.identifier.citation | VALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Jogos de empresas | pt_BR |
| dc.title | Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. | pt_BR |
| dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 117682130 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EducaçãoFinanceiraContabilidade.pdf | TCC | 204.72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
