Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVale, Bianca Guimarães-
dc.date.accessioned2022-08-22T16:50:07Z-
dc.date.available2022-08-22T16:50:07Z-
dc.date.issued2021-10-31-
dc.identifier.citationVALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectJogos de empresaspt_BR
dc.titleEducação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode117682130-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoFinanceiraContabilidade.pdfTCC204.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons