Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35553
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0379-3136
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Oferta de produtos plant-based em Uberlândia -mg, e comparação com produtos de origem animal
Author: Bernardes, Larissa Maria
First Advisor: Morgado, Eliane da Silva
First member of the Committee: Galzerano, Leandro
Second member of the Committee: Santos, Joao Batista Ferreira dos
Summary: : Os alimentos plant-based utilizam alta tecnologia e processamento industrial para aproximar os vegetais do sabor e da textura de produtos de origem animal. O consumo de alimentos plant-based têm crescido em todo o mundo e ganhado relevância no mercado brasileiro. Assim, o objetivo com esse trabalho foi realizar uma pesquisa sobre a disponibilidade de produtos plant-based em estabelecimentos comerciais em Uberlândia, MG, os preços praticados, valor nutricional, e o apelo do marketing inserido nos rótulos dos produtos à base de planta. Além de comparar o preço pago pelo consumidor e a composição nutricional dos produtos plant-based com os produtos de origem animal. A pesquisa ocorreu por meio de visitas a sete grandes redes de supermercados na cidade de Uberlândia, sendo anotada a descrição do produto comercializado, as variedades encontradas, o marketing expresso no rótulo, além das informações como preço praticado e valor nutricional. Os dados obtidos foram processados por meio da análise descritiva, utilizando-se o programa Excel 2010. Dos 07 estabelecimentos comerciais visitados, foram encontrados produtos plant-based em 06 (86%). Dentre os locais avaliados, o número de variedades de produtos encontradas variou entre 04 e 11 itens. Foram encontrados 18 produtos plant-based de 07 diferentes marcas. Com relação ao marketing expresso nos rótulos, foi verificado que todos os produtos encontrados apresentavam menção a produtos de origem animal. Quanto ao preço praticado observou-se superioridade para todos os produtos de origem vegetal em comparação aos de origem animal. Foi verificado que nem todos os produtos à base de plantas apresentaram menor valor energético, menor teor de gorduras totais e saturadas e menor teor de sódio quando comparados com os produtos de origem animal. Em todos os produtos avaliados, o teor de carboidratos e de fibras em produtos de origem vegetal foi superior aos produtos de origem animal. Observou-se que os produtos plant-based possuem teor de proteína próximo dos teores de proteína dos produtos de origem animal. Conclui-se que, nos estabelecimentos comerciais visitados, a maior parte já está comercializando os produtos plant-based, sendo que o preço desses produtos é bem superior aos de produtos de origem animal. O marketing expresso no rótulo dos produtos plant-based fazem referência a produtos de origem vegetal. É grande importância que o consumidor compare a composição dos produtos no momento da compra, pois nem sempre os produtos plant-based apresentam melhor composição nutricional.
Abstract: : Plant-based foods use high technology and industrial processing to bring vegetables closer to the taste and texture of animal products. The consumption of plant-based foods is carried out throughout the Brazilian market and gained in the Brazilian market. Thus, the objective was to carry out research on the availability of commercial products in plant-based products, public resources to Uberlândia, MG, the nutritional value and the resource of marketing products inserted in the labels of plant-based products. In addition to comparing the price paid by the consumer and the nutritional composition of plant-based products with products of animal origin. The research was carried out through information from supermarket chains in the big city, with a description of the marketed product, such as wide varieties, express marketing, in addition to information such as price in the nutritional package and value. The data obtained were processed through descriptive analysis, using the Excel 2010 program. Of the 07 commercial establishments visited, plant-based products were found in 06 (86%). Among the places disclosed, the number of product varieties that vary between 04 and 11 items. 18 herbal products from 7 different brands were found. Regarding the marketing expressed on the labels, it was selected that all products found contained mention of products of animal origin. As for the price of all-vegetable products, there is superiority for all products of origin compared to those of animal origin. It was created on the basis of plants nor of lower energy value, content of products added to such and certain and lower contents of selected products when compared to the lowest contents of animal origin compared to products of animal origin. In all animal products, the carbohydrate and fiber content in plant products was higher than in animal products. Note that plant-based products have protein content close to the protein content of animal products. It is concluded that, in the commercial establishments visited, most are already selling plant-based products, and the price of these products is much higher than those of animal origin. The marketing expressed on the label of herbal products refers to products of plant origin. It is of great importance that the consumer compares the composition of the products at the time of purchase, as plant-based products do not always have the best nutritional composition.
Keywords: Meat
Vegetable meat
Plant-based products
Consumer
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BERNANDES,Larissa Maria. Oferta de produtos plant-based em Uberlândia -mg, e comparação com produtos de origem animal. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35553
Date of defense: 5-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Zootecnia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OfertaDeProdutos.pdfTCC887.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.