Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35510
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Dialogismo no ensino de língua espanhola pelo instagram
Author: Oliveira, Letícia Soares
First Advisor: Mendes, Heloisa Mara
First member of the Committee: Souza, Valeska Virgínia Soares
Second member of the Committee: Araujo, Leandro Silveira
Summary: Neste trabalho, analisamos publicações no Instagram voltadas para o ensino de língua espanhola. Para tanto, selecionamos o perfil @espanholzando como representativo de uma prática que se intensificou na rede social devido à pandemia mundial de Covid-19 e à busca pela aquisição de novos conhecimentos. Tendo como base os conceitos de diálogo e enunciado desenvolvidos em ensaios de autores pertencentes ao Círculo de Bakhtin, analisamos o discurso sobre o ensino de língua espanhola que emerge em um espaço pouco convencional para o ensino de idiomas, uma rede social, procurando detalhar aspectos do diálogo estabelecido entre o perfil da professora e os enfoques sobre o ensino de língua estrangeira. Ademais, verificamos questões relacionadas à imagem do “estudante” brasileiro de língua espanhola presente na rede. Constatamos que os enunciados da professora dialogam majoritariamente com o método gramática e tradução e veiculam uma representação dos seguidores com pouca autonomia e capacidade, pois não há espaço para o pensamento crítico diante das questões linguísticas e culturais apresentadas.
Abstract: En este trabajo analizamos publicaciones en Instagram dirigidas a la enseñanza de la lengua española. Para ello, seleccionamos el perfil @espanholzando como representante de una práctica que se ha intensificado en la red social, debido a la pandemia mundial de Covid-19 y a la búsqueda por la adquisición de nuevos conocimientos. A partir de los conceptos de diálogo y enunciado desarrollados en los ensayos de autores pertenecientes al Círculo de Bajtín, analizamos el discurso sobre la enseñanza de la lengua española que emerge en un espacio poco convencional para la enseñanza de idiomas, una red social, eso para detallar aspectos del diálogo establecido entre el perfil de la profesora y los enfoques sobre la enseñanza de lenguas extranjeras. Además, verificamos cuestiones relacionadas con la imagen del “estudiante” brasileño de lengua española presente en la red. Constatamos que los enunciados de la profesora dialogan mayormente con el método de la gramática traducción y vehiculan una representación de los seguidores con poca autonomía y capacidad, pues no hay espacio para el pensamiento crítico frente a las cuestiones lingüísticas y culturales presentadas.
Keywords: Análise dialógica do discurso
Análisis dialógico del discurso
Ensino de língua estrangeira
Enseñanza de lengua extranjera
Espanhol
Español
Instagram
Instagram
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Letícia Soares. Dialogismo no ensino de língua espanhola pelo instagram. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35510
Date of defense: 20-Jul-2022
Appears in Collections:TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DialogismoNoEnsino.pdfTCC5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.