Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35509
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2469-9384
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Assuntos tratados por atletas famosos na rede social Instagram: o caso Cristiano Ronaldo
Autor(es): Ferreira, Henrique Marques
Primeiro orientador: Santana, Élcio Eduardo de Paula
Primeiro membro da banca: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Segundo membro da banca: Fagundes, André Francisco Alcântara
Resumo: O objetivo deste estudo foi fazer uma análise sobre a utilização do marketing digital nas redes sociais para promover a imagem profissional e pessoal dos atletas esportivos, tomando como exemplo um dos maiores atletas de futebol em todo o mundo. Para o alcance deste objetivo foram analisados a aplicabilidade e conceito de marketing pessoal, a evolução da comunicação digital e sua aplicabilidade nesta modalidade de marketing, bem como os resultados obtidos em relação aos Post no Instagram do atleta Cristiano Ronaldo em uma amostra de dez dos cem esportistas mais famosos do mundo, abarcando o período de 2018 a 2019. A escolha do tema se justifica pela importância atual das redes sociais na vida dos indivíduos, sobretudo de celebridades que atuam no esporte, e pela influência que eles exercem sobre os seguidores. O procedimento metodológico utilizado foi à pesquisa documental em livros, artigos publicados em sites eletrônicos relacionados ao tema e a rede social Instagram do atleta que participou deste estudo. Concluiu-se o principal objetivo dos Posts feitos pelo atleta foi para fortalecer a imagem e a promoção pessoal, já que as grandes marcas buscam nessas pessoas um diferencial em termos de marketing esportivo. Na verdade, as redes sociais tornaram-se uma poderosa ferramenta de trabalho e comunicação dos atletas esportivos.
Abstract: The objective of this study was to make an analysis of the use of digital marketing in social networks to promote the professional and personal image of sports athletes, taking as an example one of the greatest soccer athletes in the world. To achieve this objective, we analyzed the applicability and concept of personal marketing, the evolution of digital communication and its applicability in this marketing modality, as well as the results obtained in relation to the Post on Cristiano Ronaldo’s Instagram in a sample of ten of the hundred sportsmen celebrities of the world, covering the period from 2018 to 2019. The choice of the theme is justified by the current importance of social networks in the lives of individuals, especially sports celebrities who do act, and by the influence they exert on followers. The methodological procedure used was documentary research in books, articles published on electronic sites related to the theme and the Instagram social network of the athlete who participated in this study. The main objective of the two Posts concluded by the athlete was to strengthen the image and promotion of people, since the big brands seek out people as a differential in terms of sports marketing. In truth, social networks will become a powerful tool for work and communication between sports athletes.
Palavras-chave: Atletas
Instagram
Redes sociais
Assuntos de postagens
Marketing Digital
Athletes
Instagram
Social networks
Post subjects
Digital Marketing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Henrique Marques. Assuntos tratados por atletas famosos na rede social Instagram: o caso Cristiano Ronaldo. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35509
Data de defesa: 11-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AssuntosTratadosPor.pdfTCC368.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.