Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35493
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6816-3629 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Abordagem da BNCC, do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia. |
Autor: | Fonseca, Ediane Pereira Felisbino |
Primer orientador: | Tavares Júnior, Melchior José |
Primer miembro de la banca: | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
Tercer miembro de la banca: | Silva, Enilson Araujo da |
Resumen: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a vigorar para a primeira série do ensino médio a partir de 2022. Diante desse fato, e da repercussão negativa entre os pesquisadores da área de Educação quanto ao novo modelo, o objetivo dessa pesquisa foi verificar se os temas da BNCC, o Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos, vêm sendo contemplados pelos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para tanto, analisamos os planos de ensino das disciplinas de natureza pedagógicas dos referidos cursos, disponibilizados nos respectivos sítios eletrônicos, totalizando 36 documentos. Com base nos planos de ensino, o curso Física da UFU pode estar atendendo aos estudantes em relação a essa importante demanda para a formação docente, o que não se pode afirmar com os demais cursos estudados. Considerando a relevância e repercussão do tema na academia brasileira, consideramos que novas pesquisas são necessárias para monitorar com mais precisão o que vem ocorrendo nesses cursos. |
Palabras clave: | BNCC Formação de professores Ciências biológicas Química Física |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FONSECA,Ediane Pereira Felisbino. Abordagem da BNCC, do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos cursos de graduação em ciências Biológicas, Química e Física da universidade federal de Uberlândia. 2022. 30. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35493 |
Fecha de defensa: | 11-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AbordagemDaBncc.pdf | TCC | 571.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.