Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Ediane Pereira Felisbino-
dc.date.accessioned2022-08-17T16:30:37Z-
dc.date.available2022-08-17T16:30:37Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationFONSECA,Ediane Pereira Felisbino. Abordagem da BNCC, do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos cursos de graduação em ciências Biológicas, Química e Física da universidade federal de Uberlândia. 2022. 30. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35493-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleAbordagem da BNCC, do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884135674090874pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Enilson Araujo da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a vigorar para a primeira série do ensino médio a partir de 2022. Diante desse fato, e da repercussão negativa entre os pesquisadores da área de Educação quanto ao novo modelo, o objetivo dessa pesquisa foi verificar se os temas da BNCC, o Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos, vêm sendo contemplados pelos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para tanto, analisamos os planos de ensino das disciplinas de natureza pedagógicas dos referidos cursos, disponibilizados nos respectivos sítios eletrônicos, totalizando 36 documentos. Com base nos planos de ensino, o curso Física da UFU pode estar atendendo aos estudantes em relação a essa importante demanda para a formação docente, o que não se pode afirmar com os demais cursos estudados. Considerando a relevância e repercussão do tema na academia brasileira, consideramos que novas pesquisas são necessárias para monitorar com mais precisão o que vem ocorrendo nesses cursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode117394457-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbordagemDaBncc.pdfTCC571.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.