Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35493
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Ediane Pereira Felisbino | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T16:30:37Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T16:30:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA,Ediane Pereira Felisbino. Abordagem da BNCC, do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos cursos de graduação em ciências Biológicas, Química e Física da universidade federal de Uberlândia. 2022. 30. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35493 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.title | Abordagem da BNCC, do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0884135674090874 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Paulo Vitor Teodoro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9812092792083903 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Enilson Araujo da | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a vigorar para a primeira série do ensino médio a partir de 2022. Diante desse fato, e da repercussão negativa entre os pesquisadores da área de Educação quanto ao novo modelo, o objetivo dessa pesquisa foi verificar se os temas da BNCC, o Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos, vêm sendo contemplados pelos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para tanto, analisamos os planos de ensino das disciplinas de natureza pedagógicas dos referidos cursos, disponibilizados nos respectivos sítios eletrônicos, totalizando 36 documentos. Com base nos planos de ensino, o curso Física da UFU pode estar atendendo aos estudantes em relação a essa importante demanda para a formação docente, o que não se pode afirmar com os demais cursos estudados. Considerando a relevância e repercussão do tema na academia brasileira, consideramos que novas pesquisas são necessárias para monitorar com mais precisão o que vem ocorrendo nesses cursos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 117394457 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AbordagemDaBncc.pdf | TCC | 571.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.