Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Carolina Rodrigues Resende de-
dc.date.accessioned2022-08-17T16:21:16Z-
dc.date.available2022-08-17T16:21:16Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carolina Rodrigues Resende de. Produção científica nacional sobre a determinação do preço de venda: uma análise nos principais periódicos na área contábil. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35492-
dc.description.abstractThis research aims to identify and analyze publications in national journals in the accounting area on the topic of determining the selling price, focusing on the methodological and conceptual procedures adopted in research on the subject. For this, data collection was carried out in 16 journals classified in CAPES from A2 to B2 in the period from 2012 to 2021. However, only 7 journals were selected because they addressed publications on the subject. This is a study classified as descriptive with a qualitative approach and the procedure adopted was the bibliometric survey. The Magazine Custos e @Gronegócio Online presented the highest number of publications on the subject. As for the location of the educational institutions with which the authors have links, the South and Southeast regions stood out in terms of the number of publications, with the educational institution USP being highlighted in terms of publications that address pricing. As for the methodological characteristics, there was a greater predominance of descriptive and exploratory research, with the Qualiquantitative approach having greater emphasis on the analyzed research. Finally, it was evident that most publications adopted the data collection procedure through the Survey. The main results of the analyzed surveys indicated that companies set their prices based on the cost approach, but also based on the market price and analyzing the competition.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectPreço de vendapt_BR
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.subjectAbordagens de preçopt_BR
dc.subjectSale pricept_BR
dc.subjectScientific publicationspt_BR
dc.subjectPrice approachespt_BR
dc.titleProdução científica nacional sobre a determinação do preço de venda: uma análise nos principais periódicos na área contábilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.contributor.referee1Review, Blind-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Review, Blind-
dc.contributor.referee2LattesBlind Reviewpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7126525990765716pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as publicações em periódicos nacionais na área contábil sobre a temática determinação do preço de venda com foco nos procedimentos metodológicos e conceituais adotados nas pesquisas sobre o assunto. Para isso, foi feita uma coleta de dados em 16 periódicos classificados na CAPES em A2 a B2 no período de 2012 a 2021 na área de Ciências Contábeis. Entretanto, somente 7 periódicos foram selecionados por abordarem publicações sobre a temática. Trata-se de um estudo classificado como descritivo com abordagem qualitativa e o procedimento adotado foi o levantamento bibliométrico. A Revista Custos e @Gronegócio Online foi a que apresentou maior número de publicações sobre a temática. Quanto à localização das instituições de ensino com as quais os autores têm vínculo, as regiões Sul e Sudeste se destacaram quanto à quantidade de trabalhos publicados, tendo a instituição de ensino USP apresentado destaque quanto às publicações que abordam a formação de preço. Quanto às características metodológicas, houve maior predominância de pesquisas descritivas e exploratórias, tendo a abordagem Quali-quantitativa maior ênfase quanto às pesquisas analisadas. Por fim, ficou evidenciado que a maioria das publicações adotaram o procedimento de coleta de dados por meio do levantamento/Survey. Os resultados principais das pesquisas analisadas indicaram que as empresas definem seus preços a partir da abordagem de custos, mas também se baseiam no preço de mercado e analisam a concorrência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode117394142-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProduçãoCientíficaNacional.pdfTCC691.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons