Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35467
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4281-6756
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira: a importância e a percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais sobre o tema
Título (s) alternativo (s): Financial Education: the importance and perception of undergraduate students in Accounting Sciences of a Federal University of the state of Minas Gerais on the subject
Autor: Silva, Felipe dos Santos Moura
Primer orientador: Borges, Wemerson Gomes
Primer miembro de la banca: Borges, Wemerson Gomes
Segundo miembro de la banca: Borges, Wemerson Gomes
Resumen: O presente trabalho aborda o tema Educação Financeira e Finanças Pessoais, assunto muito importante na vida de todos os indivíduos. O artigo foi desenvolvido baseado na aplicação de questionários para alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais. Foi coletada uma amostra de 180 respostas de um universo estimado de 800 alunos. O principal objetivo do artigo foi estabelecer a importância e a percepção dos alunos sobre Educação Financeira. Analisou-se o comportamento dos alunos em um cenário de Crise Econômica ou Pandemias com relação aos hábitos de consumo e investimentos. Foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de levantamento de respostas via questionários no Google Forms. Além disso a pesquisa se classifica como quali-quantitativa. Nos resultados, observou-se que o tema Educação Financeira é considerado de extrema importância na vida profissional e pessoal, embora não seja abordado como deveria na grade horária do curso. Constatou-se uma deficiência dos alunos em relação aos conhecimentos adquiridos sobre o tema, e com relação aos investimentos que realizam.
Palabras clave: Educação financeira
Finanças pessoais
Consumo e investimentos
Financial education
Personal finances
Consumption and investments
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Felipe dos Santos Moura. Educação financeira: a importância e a percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade federal do estado de Minas Gerais sobre o tema. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35467
Fecha de defensa: 4-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoFinanceiraA.pdfTCC419.26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.