Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35467
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4281-6756
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira: a importância e a percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais sobre o tema
Título(s) alternativo(s): Financial Education: the importance and perception of undergraduate students in Accounting Sciences of a Federal University of the state of Minas Gerais on the subject
Autor(es): Silva, Felipe dos Santos Moura
Primeiro orientador: Borges, Wemerson Gomes
Primeiro membro da banca: Borges, Wemerson Gomes
Segundo membro da banca: Borges, Wemerson Gomes
Resumo: O presente trabalho aborda o tema Educação Financeira e Finanças Pessoais, assunto muito importante na vida de todos os indivíduos. O artigo foi desenvolvido baseado na aplicação de questionários para alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais. Foi coletada uma amostra de 180 respostas de um universo estimado de 800 alunos. O principal objetivo do artigo foi estabelecer a importância e a percepção dos alunos sobre Educação Financeira. Analisou-se o comportamento dos alunos em um cenário de Crise Econômica ou Pandemias com relação aos hábitos de consumo e investimentos. Foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de levantamento de respostas via questionários no Google Forms. Além disso a pesquisa se classifica como quali-quantitativa. Nos resultados, observou-se que o tema Educação Financeira é considerado de extrema importância na vida profissional e pessoal, embora não seja abordado como deveria na grade horária do curso. Constatou-se uma deficiência dos alunos em relação aos conhecimentos adquiridos sobre o tema, e com relação aos investimentos que realizam.
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Consumo e investimentos
Financial education
Personal finances
Consumption and investments
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Felipe dos Santos Moura. Educação financeira: a importância e a percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade federal do estado de Minas Gerais sobre o tema. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35467
Data de defesa: 4-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoFinanceiraA.pdfTCC419.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.