Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35465
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8179-732X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação das propriedades físicas de braquetes cerâmicos monocristalinos e policristalinos: estudo piloto
Autor: Gobi, Sara Saramago
Primer orientador: Almeida, Guilherme de Araújo
Primer coorientador: Magalhaes, Maria Cecilia Monteiro Marques
Primer miembro de la banca: Soares, Carlos José
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Laís Rani Sales
Resumen: Objetivo: Esse estudo piloto in vitro teve como objetivo analisar propriedades físicas de brackets cerâmicos monocristalinos e policristalinos, e grau de contração do adesivo ortodôntico. Materiais e métodos: Foram utilizados 20 dentes bovinos, sendo 10 dentes para brackets monocristalinos e 10 para brackets policristalinos. Neste estudo piloto in vitro utilizamos o fotopolimerizador Ledex com modo padrão de 10 segundos e 1 resina Transbond XT. Após a colagem dos brackets, foi realizada a avaliação de temperatura pulpar, para detectar alteração causada durante a fotoativação do bracket no esmalte. Em seguida, foi realizado o teste de cisalhamento, que consiste na aplicação de uma força perpendicular ao eixo longitudinal do corpo de prova. Resultados: Foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para avaliar a normalidade do grupo, teste de de Wilcoxon para verificar diferença estatística entre os grupos (p<0,05) e o teste ANOVA para medições repetidas. Durante a fotoativação, não foi verificada normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk (<.001). Aplicando o teste de Wilcoxon (p= 0.398), não foi verificada diferença significativa na temperatura entre os brackets monocristalinos e policristalinos. Não foi observada diferença significativa durante o teste de cisalhamento quando comparados os dois grupos em relação a força (N) e deslocamento. Para avaliação das trincas pós cisalhamento, foi realizado o teste ANOVA de medições repetidas, o qual o valor (p=0.050), não houve diferença significativa. Foi observado que os dentes não geraram novas trincas, mas algumas trincas contidas nos dentes aumentaram em milímetros. Conclusão: Dessa forma, podemos concluir que, durante a fotoativação, a temperatura e a adesividade da resina, não demonstraram diferenças estatisticamente significativas; no teste de cisalhamento, não houve diferença significativa entre os braquetes; as trincas tiveram aumento em comprimento após a descolagem dos braquetes.
Palabras clave: Brackets
Adesivo ortodôntico
Cisalhamento
Temperatura pulpar
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOBI, Sara Saramago. Avaliação das propriedades físicas de braquetes cerâmicos monocristalinos e policristalinos: estudo piloto. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35465
Fecha de defensa: 11-jul-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliaçãoPropriedadesFísicas.pdfTrabalho de conclusão de curso1.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.