Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35456
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2066-3069
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Narrativas formativas: as memórias na constituição de uma professora-pesquisadora-participante
Título(s) alternativo(s): Formative narratives: the memories in the constitution of a participant-researcher-teacher
Autor(es): Morais, Denise Marques
Primeiro orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primeiro coorientador: Coimbra, Camila Lima
Primeiro membro da banca: Erbs, Rita Tatiana Cardoso
Segundo membro da banca: Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu
Terceiro membro da banca: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido por meio de narrativas, com o objetivo de apresentar as experiências que me constituíram como professora-pesquisadora-participante, em um processo de transformação profissional. São narrativas construídas a partir da minha voz, das minhas memórias e dos teóricos com os quais dialoguei, buscando a produção de sentidos como estratégias de transformação. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na pesquisa narrativa dos/as autores/as canadenses Clandinin e Clonnelly (2015), que na ação de recontar histórias trazem contribuições para a educação não só de nós mesmos, mas também dos/as outros/as. Uma vez que as transformações históricas não ocorrem espontaneamente, mas são concretas e produzidas pelos homens e mulheres, recorremos a uma compreensão que permite ao/à pesquisador/a posicionar-se a respeito de sua visão de mundo e de suas utopias. A pesquisa narrativa aborda o pensar e o aprender através de contar histórias e recontá-las visando a possiblidade de transformar essa experiência. Neste trabalho, apresento a composição e o desenvolvimento dos textos desta pesquisa através das lembranças e observações que redigi sobre minha prática docente. As caixas de memórias com as narrativas criativas de histórias foram construídas com personagens reais, que fizeram parte de minha constituição como professora-pesquisadora-participante. Com o objetivo de contextualizar os tempos históricos das memórias, recorri ao contexto histórico educacional brasileiro. Todo o trabalho foi fundamentado no referencial teórico de Paulo Freire, por meio dos saberes docentes que compuseram os sentidos para as minhas experiências como professora-pesquisadora-participante em diferentes contextos educacionais. Por fim, construo uma carta reflexiva fundamentada nas narrativas formativas, convidando minhas antigas professoras e meus colegas de profissão para que reflitam junto comigo sobre seu estar no mundo consigo e com o/a outro/a.
Abstract: The present work was developed through narratives, with the objective of narrating the experiences that formed me as a teacher-researcher-participant, in a process of professional transformation. These are narratives built from my voice, my memories and the theorists with whom I dialogued, seeking the production of meanings for the use of narratives as transformation strategies. The theoretical-methodological basis is based on the narrative research by Canadian authors Clandinin and Clonnelly (2015), who in the action of retelling stories bring contributions to the education, not only of ourselves but of others. Since historical transformations do not occur spontaneously, but are concrete and produced by men and women, we resort to an understanding that allows the researcher to reflect on their worldview and utopias. Narrative research addresses thinking and learning through storytelling, and retelling stories with the possibility of transforming that experience. In this work I present the composition and development of texts through the memories and observations about my teaching practice. The memory boxes with the creative narratives of stories were built with real characters, that were part of my constitution as a teacher-researcher-participant. In order to contextualize the historical times of memories, I resorted to the Brazilian educational historical context. All the work was based on Paulo Freire's theoretical framework, through the teaching knowledge that composed the meanings for my experiences as a teacher-researcher-participant in different educational contexts. Finally, I build a reflective letter based on the formative narratives, inviting my former teachers and my colleagues, to reflect with me about their being in the world.
Palavras-chave: Paulo Freire
Teacher
Educação básica
Basic education
Pesquisa narrativa
Narrative research
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Freire, Paulo, 1921-1997 - Crítica e interpretação
Educação básica
Narrativas pedagógicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: MORAIS, Denise Marques. Narrativas formativas: as memórias na constituição de uma professora-pesquisadora-participante. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5574
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5574
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35456
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NarrativasFormativasMemórias.pdfDissertação1.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons