Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35456
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2066-3069 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Narrativas formativas: as memórias na constituição de uma professora-pesquisadora-participante |
Título (s) alternativo (s): | Formative narratives: the memories in the constitution of a participant-researcher-teacher |
Autor: | Morais, Denise Marques |
Primer orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
Primer coorientador: | Coimbra, Camila Lima |
Primer miembro de la banca: | Erbs, Rita Tatiana Cardoso |
Segundo miembro de la banca: | Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu |
Tercer miembro de la banca: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Resumen: | O presente trabalho foi desenvolvido por meio de narrativas, com o objetivo de apresentar as experiências que me constituíram como professora-pesquisadora-participante, em um processo de transformação profissional. São narrativas construídas a partir da minha voz, das minhas memórias e dos teóricos com os quais dialoguei, buscando a produção de sentidos como estratégias de transformação. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na pesquisa narrativa dos/as autores/as canadenses Clandinin e Clonnelly (2015), que na ação de recontar histórias trazem contribuições para a educação não só de nós mesmos, mas também dos/as outros/as. Uma vez que as transformações históricas não ocorrem espontaneamente, mas são concretas e produzidas pelos homens e mulheres, recorremos a uma compreensão que permite ao/à pesquisador/a posicionar-se a respeito de sua visão de mundo e de suas utopias. A pesquisa narrativa aborda o pensar e o aprender através de contar histórias e recontá-las visando a possiblidade de transformar essa experiência. Neste trabalho, apresento a composição e o desenvolvimento dos textos desta pesquisa através das lembranças e observações que redigi sobre minha prática docente. As caixas de memórias com as narrativas criativas de histórias foram construídas com personagens reais, que fizeram parte de minha constituição como professora-pesquisadora-participante. Com o objetivo de contextualizar os tempos históricos das memórias, recorri ao contexto histórico educacional brasileiro. Todo o trabalho foi fundamentado no referencial teórico de Paulo Freire, por meio dos saberes docentes que compuseram os sentidos para as minhas experiências como professora-pesquisadora-participante em diferentes contextos educacionais. Por fim, construo uma carta reflexiva fundamentada nas narrativas formativas, convidando minhas antigas professoras e meus colegas de profissão para que reflitam junto comigo sobre seu estar no mundo consigo e com o/a outro/a. |
Abstract: | The present work was developed through narratives, with the objective of narrating the experiences that formed me as a teacher-researcher-participant, in a process of professional transformation. These are narratives built from my voice, my memories and the theorists with whom I dialogued, seeking the production of meanings for the use of narratives as transformation strategies. The theoretical-methodological basis is based on the narrative research by Canadian authors Clandinin and Clonnelly (2015), who in the action of retelling stories bring contributions to the education, not only of ourselves but of others. Since historical transformations do not occur spontaneously, but are concrete and produced by men and women, we resort to an understanding that allows the researcher to reflect on their worldview and utopias. Narrative research addresses thinking and learning through storytelling, and retelling stories with the possibility of transforming that experience. In this work I present the composition and development of texts through the memories and observations about my teaching practice. The memory boxes with the creative narratives of stories were built with real characters, that were part of my constitution as a teacher-researcher-participant. In order to contextualize the historical times of memories, I resorted to the Brazilian educational historical context. All the work was based on Paulo Freire's theoretical framework, through the teaching knowledge that composed the meanings for my experiences as a teacher-researcher-participant in different educational contexts. Finally, I build a reflective letter based on the formative narratives, inviting my former teachers and my colleagues, to reflect with me about their being in the world. |
Palabras clave: | Paulo Freire Teacher Educação básica Basic education Pesquisa narrativa Narrative research |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Tema: | Ciência - Estudo e ensino Freire, Paulo, 1921-1997 - Crítica e interpretação Educação básica Narrativas pedagógicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | MORAIS, Denise Marques. Narrativas formativas: as memórias na constituição de uma professora-pesquisadora-participante. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5574 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5574 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35456 |
Fecha de defensa: | 30-abr-2021 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NarrativasFormativasMemórias.pdf | Dissertação | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons