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dc.creatorJarczewski, João Victor Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-05T18:17:29Z-
dc.date.available2022-08-05T18:17:29Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.identifier.citationJARCZEWSKI, Joao Victor Pereira. Simulação numérica computacional de interação fluido estrutura sobre cilindros quadrados. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35397-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.subjectSimulação numéricapt_BR
dc.subjectNumerical simulationpt_BR
dc.subjectInteração fluidoestruturapt_BR
dc.subjectFluid-structurept_BR
dc.subjectCilindros quadradospt_BR
dc.subjectSquare cylinderspt_BR
dc.subjectVibração induzida por vórticespt_BR
dc.subjectVortex induced vibrationpt_BR
dc.titleSimulação numérica computacional de interação fluido estrutura sobre cilindros quadradospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee2Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Rodrigo Cavalcanti Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719595420599880pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa na área de dinâmica de fluidos computacional em escoamentos turbulentos, juntamente com a interação Fluido-Estrutura, é de extrema importância para o meio acadêmico e também para a indústria, destacando-se os setores de engenharia marítima e engenharia aeroespacial. Os padrões industriais utilizados atualmente exigem métodos de dinâmica computacional (CFD) cada vez mais precisos para investigar e descrever o comportamento de diversos sistemas mecânicos e seus fenômenos físicos. Tendo como interesse o campo de aplicações da engenharia marítima e offshore prever o comportamento fluidodinâmico em estruturas flutuantes - como risers, spools e plataformas -, vários desafios são impostos, como a interferência complexa de esteira, vibrações e outras instabilidades inerentes ao escoamento. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar simulações numéricas de interação Fluido-Estrutura, decorrente dos fenômenos de vibração induzida por vórtice (do inglês, vortex induced vibration), ou VIV, em estruturas marítimas. Utilizando a plataforma MFsim, buscou-se implementar o problema de VIV para entender quais são os parâmetros que caracterizam este fenômeno físico. Foi realizado o estudo sobre o fenômeno de VIV aplicado a cilindros de seção transversal quadrada, com dois graus de liberdade e em escoamentos a baixo número de Reynols. Para estudar este fenômeno, uma série de condições de interação fluido-estrutura foi simulada sistematicamente, considerando um sistema massa-mola, para diferentes velocidades reduzidas. Além dessas, foram realizadas ainda simulações adicionais com uma malha inicial mais refinada, a fim de demonstrar que a malha computacional utilizada neste estudo teve efeitos de erros numéricos desprezíveis nos resultados. Após o pós processamento e análises qualitativas, foi possível compreender os principais parâmetros decorrentes da Interação Fluido-Estrutura (IFE) e como o fenômeno secundário de Lock-in acontece quando na influência do VIV.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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