Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35392
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2237-2863
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2024-07-18
Título: Potencial de uso agrícola de subprodutos da indústria siderúrgica como fontes de silício
Autor: Damascena, Emerson Menezes
Primer orientador: Pereira, Hamilton Seron
Primer miembro de la banca: Moreira, João George
Segundo miembro de la banca: Vasconcelos , Ana Carolina Pereira de
Resumen: Por apresentarem em sua composição quantidades expressivas de silício (Si), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) os agregados siderúrgicos podem ser utilizados como fonte destes elementos para as plantas. Diante o exposto, objetivou-se avaliar a eficiência de dois agregados siderúrgicos, disponibilizados pela empresa Votorantim Cimentos, como fontes de Si para a cultura do arroz irrigado por inundação. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação localizada no Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Glória, Uberlândia - MG. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados (DBC) com quatro repetições e em esquema fatorial 3 x 3 + 1. Os dois agregados siderúrgicos e a Wollastonita foram avaliados como fontes de Si no cultivo de arroz irrigado por inundação, em três diferentes doses (100, 200 e 400 kg ha-1 de Si), bem como utilizou-se uma testemunha sem a aplicação de Si para fins de comparação. As fontes foram incubadas por 45 dias em dois diferentes tipos de solo, um LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico (LVd) (69% de argila) e um NEOSSOLO QUARTZARÊNICO Órtico típico (RQo) (9% de argila). Após o período de incubação, realizou-se a semeadura das plantas de arroz e uma lâmina d'água foi mantida durante o ciclo de cultivo. Aos 55 DAS, as plantas foram cortadas e amostras de solo foram coletadas. Em seguida, as amostras de solo de cada tratamento foram peneiradas para a retirada de raízes e um novo cultivo de arroz foi realizado, porém, sem a aplicação de Si para que fosse possível avaliar o potencial residual das fontes analisadas. Os subprodutos, em solo de textura arenosa, foram eficientes em aumentar os valores de Matéria seca por parte aérea em ambos os cultivos. Os agregados siderúrgicos apresentaram índice de eficiência agronômica semelhante à Wollastonita em solo de textura argilosa e superior à fonte padrão em solo de textura arenosa. De modo geral, os subprodutos da siderurgia promoveram maiores acúmulos dos nutrientes na parte aérea das plantas.
Palabras clave: Oryza Sativa L.
Silicatos
Arroz
Adubação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DAMASCENA, Emerson Menezes. Potencial de uso agrícola de subprodutos da indústria siderúrgica como fontes de silício. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35392
Fecha de defensa: 18-jul-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PotencialUsoAgrícola.pdf1.49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.