Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35355
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Serious games: jogos sérios como ferramenta para a educação em saúde bucal |
Autor: | Souza, Thalles Vinicius Assunção e |
Primer orientador: | Beaini, Thiago Leite |
Primer miembro de la banca: | Araújo, Paula |
Segundo miembro de la banca: | Rodrigues, Renata |
Resumen: | A prevalência de cárie dentária no mundo é alta, portanto, estratégias devem ser implementadas e mantidas para melhorar essa condição. O desenvolvimento de plataformas interativas, em formato de jogo, segue um conceito atual de serious games ou jogos sérios, que simulam situações cotidianas com finalidades variadas de ensino e reabilitação. Sabe-se que os jogos que envolvem tecnologia têm o potencial de melhorar a coordenação óculo-manual aprimorando as habilidades e a tomada de decisão. Essa pesquisa descreve a criação de uma ferramenta para a educação em saúde bucal, ensinando e envolvendo a criança utilizando um ambiente virtual com o objetivo principal de ensinar a escovação por meio de apresentação interativa da técnica de escovação preconizada para crianças de 05 a 12 anos, conhecida como técnica de Fones. A técnica combina três movimentos: “bolinha”, “trenzinho” e “vassourinha”. Aplicados em cada quadrante os movimentos garantem que os dentes sejam mecanicamente limpos com exigência de um nível baixo de coordenação motora. O jogo sério foi criado com auxílio do software Blender® versão 2.9 e do Unity® versão 2020.3.29f1.1603 Personal. Este inicia instruindo a técnica, seguido de um momento interativo em que a criança pode escolher o movimento correto para cada quadrante. Para avançar para outra região, a criança deve escolher “bolinha” para a vestibular, “trenzinho” para oclusais e “vassourinha” para as faces linguais e palatinas. Por fim, a região oclusal recebe a escovação e uma animação informa a conclusão dessa etapa. Findada a atividade, o personagem convida para uma escovação, com uma animação passando por cada quadrante, estimulando e proporcionando instruções e contagem do tempo adequado para cada quadrante. O jogo, hospedado no servidor do Unity, permite fazer a dinâmica em casa. Com a idealização e produção do jogo sério, espera-se que as crianças que o utilizarem tenham acesso à informação adequada, um momento interativo e uma sequência orientadora que facilitará a escovação em ambiente de clínica e doméstico. |
Palabras clave: | Jogos Sérios Higiene bucal Educação em saúde Saúde coletiva |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SOUZA, Thalles Vinicius Assunção e. Serious games: jogos sérios como ferramenta para a educação em saúde bucal. 2022. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35355 |
Fecha de defensa: | 14-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SeriousGamesJogos.pdf | 373.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.