Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35355
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Thalles Vinicius Assunção e | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T17:12:45Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T17:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Thalles Vinicius Assunção e. Serious games: jogos sérios como ferramenta para a educação em saúde bucal. 2022. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35355 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos Sérios | pt_BR |
dc.subject | Higiene bucal | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde coletiva | pt_BR |
dc.title | Serious games: jogos sérios como ferramenta para a educação em saúde bucal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Beaini, Thiago Leite | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0206498486658228 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Paula | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5780439933687707 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Renata | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2754002109660992 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A prevalência de cárie dentária no mundo é alta, portanto, estratégias devem ser implementadas e mantidas para melhorar essa condição. O desenvolvimento de plataformas interativas, em formato de jogo, segue um conceito atual de serious games ou jogos sérios, que simulam situações cotidianas com finalidades variadas de ensino e reabilitação. Sabe-se que os jogos que envolvem tecnologia têm o potencial de melhorar a coordenação óculo-manual aprimorando as habilidades e a tomada de decisão. Essa pesquisa descreve a criação de uma ferramenta para a educação em saúde bucal, ensinando e envolvendo a criança utilizando um ambiente virtual com o objetivo principal de ensinar a escovação por meio de apresentação interativa da técnica de escovação preconizada para crianças de 05 a 12 anos, conhecida como técnica de Fones. A técnica combina três movimentos: “bolinha”, “trenzinho” e “vassourinha”. Aplicados em cada quadrante os movimentos garantem que os dentes sejam mecanicamente limpos com exigência de um nível baixo de coordenação motora. O jogo sério foi criado com auxílio do software Blender® versão 2.9 e do Unity® versão 2020.3.29f1.1603 Personal. Este inicia instruindo a técnica, seguido de um momento interativo em que a criança pode escolher o movimento correto para cada quadrante. Para avançar para outra região, a criança deve escolher “bolinha” para a vestibular, “trenzinho” para oclusais e “vassourinha” para as faces linguais e palatinas. Por fim, a região oclusal recebe a escovação e uma animação informa a conclusão dessa etapa. Findada a atividade, o personagem convida para uma escovação, com uma animação passando por cada quadrante, estimulando e proporcionando instruções e contagem do tempo adequado para cada quadrante. O jogo, hospedado no servidor do Unity, permite fazer a dinâmica em casa. Com a idealização e produção do jogo sério, espera-se que as crianças que o utilizarem tenham acesso à informação adequada, um momento interativo e uma sequência orientadora que facilitará a escovação em ambiente de clínica e doméstico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Odontologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 12 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SeriousGamesJogos.pdf | 373.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.