Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35330
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4369-3735
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Música, pinturas e palavras: o processo criativo interartístico e intersemiótico na obra de Dorival Caymmi
Título (s) alternativo (s): Music, paintings and words: the interartistic and intersemiotic creative process in the work of Dorival Caymmi
Autor: Ramos, Eduardo
Primer orientador: Carvalho, Flávio Cardoso de
Primer miembro de la banca: Fernandes, Adriana
Segundo miembro de la banca: Silva, Elsieni Coelho da
Tercer miembro de la banca: Ribeiro, Ivan Marcos
Resumen: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre o processo de criação interartístico do cantor, poeta e pintor Dorival Caymmi (1914-2008). Ele investiga as interações das linguagens artísticas utilizadas por Caymmi para compor suas obras musicais e visuais. A pesquisa se apoia na hipótese de que as interartes são imbricações entre as linguagens artísticas, e que a princípio poderiam ser vistas como inconscientes, mas que se demonstraram objetivas quando postas à luz dos métodos investigativos da tradução intersemiótica e pelo método composicional e analítico da écfrase musical. Os objetivos almejados apontaram campos de interação, integração, combinações e transformações de uma obra visual em uma obra musical. Para essas análises escolhemos como objeto a obra caymmiana justamente por ser ele um artista de talentos múltiplos. Um trabalhador da arte com sensibilidade poética, musical e pictórica. O seu processo criativo dimensionado pelos modos comuns às linguagens da música e da pintura foram alvo das observações nessa pesquisa. Os modos de valores, modos de duração, modos rítmicos, modos de intensidade modos de planos, modos de timbres, cores e sons, modos de interpretação entre outros. Estes modos, sob o ponto de vista do método investigativo da tradução intersemiótica, são comuns às linguagens da música e das artes visuais. Posteriormente combinanmos e confrontamos estes modos para assim compormos uma análise sobre o processo criativo de Caymmi. Essas imbricações foram analisadas também pelo método da écfrase musical sugerido por Singlind Bruhn. Ao final a obra Caymmiana demonstrou possíveis combinações e transformações interartísticas. Obras traduzidas e de intermidialidades de um dos mais importantes artistas brasileiro.
Abstract: This work is the result of a research on the interartistic creation process of the singer, poet and painter Dorival Caymmi (1914-2008). It investigates the interactions of the artistic languages used by Caymmi to compose her musical and visual works. The research is based on the hypothesis that interarts are imbrications between artistic languages, and which at first could be seen as unconscious, but which proved to be objective when placed in the light of investigative methods of intersemiotic translation and by the compositional and analytical method of ekphrasis. musical. The desired objectives pointed to fields of interaction, integration, combinations and transformations of a visual work into a musical work. For these analyses, we chose the Caymmian work as an object precisely because he is an artist with multiple talents. An art worker with a poetic, musical and pictorial sensibility. His creative process, dimensioned by the modes common to the languages of music and painting, were the object of observations in this research. Value modes, duration modes, rhythmic modes, intensity modes, plane modes, timbre modes, colors and sounds, interpretation modes, among others. These modes, from the point of view of the investigative method of intersemiotic translation, are common to the languages of music and visual arts. Subsequently, we combine and confront these modes in order to compose an analysis of Caymmi's creative process. These imbrications were also analyzed by the method of musical ekphrasis suggested by Singlind Bruhn. In the end, the Caymmiana work demonstrated possible interartistic combinations and transformations. Translated and intermedia works by one of the most important Brazilian artists.
Notas: Dissertação de mestrado em música: Processos analíticos, criativos, interpretativos e historiográficos em música
Palabras clave: Interartes
Interarts
tradução intersemiótica
Intermidialidade
Écfrase musical
Dorival Caymmi
intersemiotic translation
Intermediality
Musical ekphrasis
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tema: Música
Música - História e crítica
Caymmi, Dorival, 1914-2008
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Cita: RAMOS, Eduardo. Música, pinturas e palavras: o processo criativo interartístico e intersemiótico na obra de Dorival Caymmi. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.192
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.192
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35330
Fecha de defensa: 5-jul-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MúsicaPinturasPalavras.pdf4.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons