Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35266
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Terapia assistida por animais como uma ferramenta de restauração da saúde psíquica e fisiológica de crianças e adolescentes no âmbito clínico e escolar |
Autor(es): | Ferreira, Camila |
Primeiro orientador: | Calábria, Luciana Karen |
Primeiro membro da banca: | Calábria, Kenia Cristina |
Segundo membro da banca: | Wolkers, Carla Patrícia Bejo |
Resumo: | O presente trabalho baseou-se em um levantamento bibliográfico e teve por objetivo aprofundar e elucidar possíveis questões sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA), suas aplicações e benefícios para crianças e adolescentes. Desde a pré-história há registros da interação homem-animal a qual vem ganhando crescente atenção nas últimas décadas. Diversos estudos de caso e experimentos foram realizados e mostram que a TAA pode ser utilizada em ambiente domiciliar, hospitalar, escolar e em lares de repouso, devido ao fato desta terapia não ter restrições quanto à idade, gênero, deficiência ou qualquer outro fator. Neste trabalho deu-se enfoque a TAA na melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes, considerando que esse grupo etário possui alta plasticidade e durante o seu desenvolvimento necessita de interações e estímulos que despertem as esferas psicossocial, psicomotora e neural. Os benefícios da prática da TAA são imensuráveis e contam com a melhora nos aspectos físicos, sociais, cognitivos, emocionais e psicomotores, além de revelar reações positivas no sistema imunológico e fisiológico, causando bem estar, relaxamento, diminuição dos níveis de dor e estresse, melhora nas interações sociais, aumentando a disposição para atividades físicas e melhor aceitação e resposta a alguns tratamentos médicos e internações. A TAA é muito difundida e incentivada internacionalmente. No Brasil, algumas instituições já possuem projetos sociais com o auxílio de animais e da TAA, contudo, faz-se necessário um maior incentivo, suporte e criação de medidas públicas que contribuam para que a prática desta terapia seja consolidada no país, devido aos incontáveis benefícios e poucas ressalvas, além dos retornos positivos a médio e longo prazo nas diferentes cadeias produtivas. |
Palavras-chave: | Terapia Infanto juvenil Interação humano-animal |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERREIRA, Camila. Terapia assistida por animais como uma ferramenta de restauração da saúde psíquica e fisiológica de crianças e adolescentes no âmbito clínico e escolar. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35266 |
Data de defesa: | 12-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TerapiaAssistidaPor.pdf | TCC | 613.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons