Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35266
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Terapia assistida por animais como uma ferramenta de restauração da saúde psíquica e fisiológica de crianças e adolescentes no âmbito clínico e escolar
Autor(es): Ferreira, Camila
Primeiro orientador: Calábria, Luciana Karen
Primeiro membro da banca: Calábria, Kenia Cristina
Segundo membro da banca: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
Resumo: O presente trabalho baseou-se em um levantamento bibliográfico e teve por objetivo aprofundar e elucidar possíveis questões sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA), suas aplicações e benefícios para crianças e adolescentes. Desde a pré-história há registros da interação homem-animal a qual vem ganhando crescente atenção nas últimas décadas. Diversos estudos de caso e experimentos foram realizados e mostram que a TAA pode ser utilizada em ambiente domiciliar, hospitalar, escolar e em lares de repouso, devido ao fato desta terapia não ter restrições quanto à idade, gênero, deficiência ou qualquer outro fator. Neste trabalho deu-se enfoque a TAA na melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes, considerando que esse grupo etário possui alta plasticidade e durante o seu desenvolvimento necessita de interações e estímulos que despertem as esferas psicossocial, psicomotora e neural. Os benefícios da prática da TAA são imensuráveis e contam com a melhora nos aspectos físicos, sociais, cognitivos, emocionais e psicomotores, além de revelar reações positivas no sistema imunológico e fisiológico, causando bem estar, relaxamento, diminuição dos níveis de dor e estresse, melhora nas interações sociais, aumentando a disposição para atividades físicas e melhor aceitação e resposta a alguns tratamentos médicos e internações. A TAA é muito difundida e incentivada internacionalmente. No Brasil, algumas instituições já possuem projetos sociais com o auxílio de animais e da TAA, contudo, faz-se necessário um maior incentivo, suporte e criação de medidas públicas que contribuam para que a prática desta terapia seja consolidada no país, devido aos incontáveis benefícios e poucas ressalvas, além dos retornos positivos a médio e longo prazo nas diferentes cadeias produtivas.
Palavras-chave: Terapia
Infanto juvenil
Interação humano-animal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Camila. Terapia assistida por animais como uma ferramenta de restauração da saúde psíquica e fisiológica de crianças e adolescentes no âmbito clínico e escolar. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35266
Data de defesa: 12-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerapiaAssistidaPor.pdfTCC613.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons