Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35244
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1951-1236
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Etnomatemática e Afrocentricidade: o que pensam os estudantes cotistas do curso de Matemática do ICENP/UFU
Author: Nogueira, Marcelo Vitor Rodrigues
First Advisor: Oliveira, Cristiane Coppe de
First member of the Committee: Oliveira, Cristiane Coppe
Second member of the Committee: Gonçalves , Luciane Ribeiro Dias
Third member of the Committee: Santos, Eliane Costa
Summary: A hierarquização de oportunidades assola os espaços públicos elitizam ambientes universitários e criam-se estigmas sobre as profissões e especulações que circundam a formação. A universidade se torna um espaço quase inacessível para pessoas negras e a sociedade passa a enxergá-la como uma ascensão que não busca contemplar os grupos raciais. Constrói-se todo um aparato para elitizar estes espaços centralizando os polos universitários, criando espaços com costumes cada vez mais europeus. A concretude da realidade ressignifica este espaço tornando-o seleto e seletivo, a realidade da sociedade é construída por meio das representações sociais. Esta pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Matemática, do Instituto De Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU), e aborda a trajetória formativa de cotistas raciais no curso de Matemática, compreendendo em suas representações sociais, o que seria uma formação neste curso com êxito. O objetivo geral busca analisar quais são as concepções destes alunos sobre ter uma formação com êxito, buscamos mais que apenas uma conclusão, mas o que isto representa para os alunos cotistas, identificando o ingresso, trajetória, permanência percalços e o pós-formação o que representa esses processos para os discentes. Sob este viés buscamos responder a seguinte questão: Quais são as representações sociais de alunos negros cotistas do curso de Matemática (ICENP/UFU), sobre uma formação com êxito no curso. Em confluência com a metodologia de representações sociais utilizamos o questionário com método de coleta de dados, utilizando três sessões para análise, questão socioeconômica e auto declaração étnica, relações raciais no contexto social e educacional e a formação inicial e a conclusão com êxito, compreendendo o que isto representa para os alunos. A pesquisa conclui que a formação com êxito para os cotistas é uma formação com positividade para o ingresso em um bom trabalho, e todas as expectativas que atribuem a formação centram-se em estar bem colocado profissionalmente, ocasionando uma melhoria de vida para os cotistas, na ascensão pessoal e financeira.
Abstract: The hierarchy of opportunities for public spaces and public spaces and to create stigmas about the professions and speculations that surround training. The university becomes an almost inaccessible space for black people and society starts to see it as an ascension that does not seek to contemplate racial groups. An entire apparatus is built for these spaces, centralizing the university centers, creating spaces with increasingly European attire. The concreteness of reality re-signifies this selective and selective space, the reality of society is built through social representations. This is research from the Mathematics Completion Work, Institute of Exact Sciences and Natural Courses of Pontal, Federal University (ICENP/UFU), and addresses the formative trajectory of quota students in the mathematics course, conception. in their social representations, which would be a successful training in this course. The general objective researched are as consequences of these students about having a training with a success, but which is just a representative for the quota students, identifying the, trajectory, permanence mishaps and the post-training what these processes represent for the students. Under this bias, we seek to answer the following question: What are the social representations of black students in the Mathematics course (ICENP/UFU), about successful training in the course. In confluence with the conclusion of representations, we used the methodology with a data collection method, using three sessions for analysis, socioeconomic and social and educational education and the methodology successfully, social understanding or this is representative for the students. A concludes that successful training for quota holders is a training with positivity for entering a good job, and all the expectations that attribute the formation are centered on being well placed professionally, causing an improvement of life for quota holders, in the personal and financial hiring.
Keywords: Cotas
Representações sociais
Decolonialiedade
Racismo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NOGUEIRA, Marcelo Vitor Rodrigues. Etnomatemática e Afrocentricidade: o que pensam os estudantes cotistas do curso de Matemática do ICENP/UFU. 2021. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35244
Date of defense: 5-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EtnomatemáticaEAfrocentricidade.pdfTCC1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.