Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeto, Jair de O. P.-
dc.date.accessioned2022-06-29T15:50:09Z-
dc.date.available2022-06-29T15:50:09Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Jair de Oliveira. Propostas de diretrizes para elaboração de um material didático visual para estudantes surdos. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35200-
dc.description.abstractThe need to create new methodologies and activities designed for deaf students is extremely important, since they perceive their surroundings differently from hearing people. With that in mind, we present the development of a set of collaborative materials for deaf students. Through the analysis of research in several reported works which address activities for these students, and through their collaboration, we propose certain implementation guidelines based on the use of digital technologies and Libras (Brazilian Sign Language). The guidelines that direct the development of this material are, in order: building an educational script with the translator’s aid; recording videos with examples and images; and last, but not least, the students’ analysis on possible adjustments, thus completing the script’s joint development. Hence, the following criterion were held as foundational: the use and positioning of standardized images, the avoidance of texts, the sizing of at least two thirds of the screen for the interpreter, the use of technologies, QR codes, Youtube and constant dialogue between translator, teacher and student in order to develop the materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectTecnologia na sala de aulapt_BR
dc.subjectTechnology in the classroompt_BR
dc.titlePropostas de diretrizes para elaboração de um material didático visual para estudantes surdospt_BR
dc.title.alternativeProposals for guidelines for the elaboration of a didactic material visual for deaf studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605668451459011pt_BR
dc.contributor.referee2Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0844873622518866pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de se criar novas metodologias e atividades pensadas para estudantes surdos é algo extremamente importante, visto que, reconhecem a realidade à sua volta de forma diferente de pessoas ouvintes. Pensando nisso, este trabalho relata o desenvolvimento de um material para estudantes surdos. Por meio da análise de pesquisas relatadas em diversos trabalhos acerca de atividades para esses estudantes e da colaboração deles, propõe-se certas diretrizes para a elaboração desse material, fundamentado no uso de tecnologias digitais e da Libras. Essas diretrizes que norteiam o desenvolvimento do material são, em ordem: a construção de um roteiro didático com auxílio do tradutor; a gravação de vídeos com exemplos e imagens; e, por fim, a análise dos alunos quanto a possíveis alterações, assim formando a construção do roteiro em evolução conjunta. Dessa forma, foram consideradas como base: uso e posicionamento de imagens padronizadas, minimização do uso de textos, dimensionamento de no mínimo dois terços da tela para o intérprete, o uso de tecnologias, códigos QR, uso do Youtube e constante conversa entre o tradutor, o professor e o aluno para desenvolver o material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode164284143-
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostasDeDiretrizes.pdfTCC727.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons