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dc.creatorNeves, Thiago Gotlib-
dc.date.accessioned2022-06-28T17:38:24Z-
dc.date.available2022-06-28T17:38:24Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationNEVES, Thiago Gotlib. Projeto, implementação e análise de desempenho de um conversor SEPIC sem diodos de retificação como estágio pré-regulador em sistemas de distribuição em corrente contínua no contexto MEA – More Electric Aircrafts. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5044.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35196-
dc.description.abstractThis work presents the application proposition of the bridgeless SEPIC converter in the More Electric Aircraft context by means of the providing of its design, implementation and result analysis as power factor pre regulator in HVDC power distribution systems considering the aircrafts’s AC-DC systems features. The converter’s control and sensing systems are simplified with the use of discontinuous conduction mode, which in turn presents wide application range when it is associated with SEPIC converter, which is advantageous for aircraft electrification area. The bridgeless configuration, in turn, allows a better efficiency when it is compared with the traditional SEPIC arrangement because of the conducting diodes reduction. In order to emphasize the advantages of the proposed rectifier, several AC-DC bridgeless SEPIC topologies are compared beforehand and a shortlisted converter is designed, simulated and prototyped considering a load of 500 W for performance validation in the evaluated application. In addition, the feasibility of the presented topology is demonstrated via comparison of its experimental results with the Cuk topology’s results that was recently published for More Electric Aircraft.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAeronaves Mais Elétricaspt_BR
dc.subjectMore Electric Aircraftpt_BR
dc.subjectCA-CCpt_BR
dc.subjectAC-DCpt_BR
dc.subjectCorreção do Fator de Potênciapt_BR
dc.subjectPower Factor Correctionpt_BR
dc.subjectModo de Condução Descontínuopt_BR
dc.subjectDiscontinuous Conduction Modept_BR
dc.subjectSEPICpt_BR
dc.subjectSEPICpt_BR
dc.titleProjeto, implementação e análise de desempenho de um conversor SEPIC sem diodos de retificação como estágio pré-regulador em sistemas de distribuição em corrente contínua no contexto MEA - More Electric Aircraftspt_BR
dc.title.alternativeDesign, implementation and performance analysis of a bridgeless SEPIC converter as power factor pre-regulator in HVDC power distribution systems considering the More Electric Aircraft contextpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Gustavo Brito de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547526218965223pt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Luiz Carlos Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855458644750836pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Lucas Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597562707199488pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Danillo Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2340699533205878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0715923290231907pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a proposta de aplicação do conversor SEPIC sem diodos de retificação no contexto MEA – More Electric Aircrafts por meio do fornecimento do seu projeto, da sua implementação e de sua análise de desempenho como estágio pré-regulador em sistemas de distribuição em corrente contínua considerando as características dos sistemas elétricos CA-CC associados à referida aplicação. Os sistemas de controle e de sensoriamento do conversor são simplificados devido à aplicação do modo de condução descontínuo, que por sua vez apresenta ampla faixa de utilização quando relacionado ao conversor SEPIC, o que é interessante para o campo da eletrificação de aeronaves. Já a configuração sem diodos de retificação (ou bridgeless) permite, em relação ao SEPIC tradicional, um melhor rendimento devido à redução do número de diodos em condução. Para que as vantagens desse retificador sejam evidenciadas, diversas topologias do conversor CA-CC SEPIC bridgeless serão previamente comparadas, sendo que um conversor pré-selecionado terá seu projeto, simulação e protótipo de 500 W realizados para validação de sua eficácia na aplicação proposta. A viabilidade desta estrutura é também comprovada através da comparação de seus resultados experimentais com aqueles provenientes do protótipo da versão monofásica de uma topologia Cuk recentemente publicada para aeronaves mais elétricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MATERIAIS ELETRICOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5044pt_BR
dc.orcid.putcode115123933-
dc.crossref.doibatchid66438537-6fe5-4de8-9548-4dc71e5a15cc-
dc.subject.autorizadoEngenharia Elétricapt_BR
dc.subject.autorizadoSistemas de energia elétricapt_BR
dc.subject.autorizadoCorrentes contínuaspt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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