Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35189
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8086-6511
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Habilidades sociais na prática pedagógica: a importância do seu treinamento no ambiente escolar.
Author: Silva, Josiane Tomé da
First Advisor: Longhini, Marcos Daniel
First member of the Committee: Longhini, Marcos Daniel
Second member of the Committee: não se aplica
Summary: O presente trabalho vem apresentar aspectos importantes das habilidades sociais dentro do contexto educacional, apontando para as vantagens em se trabalhar o treinamento de habilidades sociais nos alunos e na formação continuada dos docentes, pois ele proporciona uma melhor qualidade no ensino e aprendizagem, nas interações interpessoais dos alunos e dos professores, como também no desenvolvimento infantil. A escola tem papel importante no desenvolvimento do indivíduo, o que vai além das disciplinas ensinadas na escola. A instituição de ensino tem uma colocação no contexto psicossocial do sujeito, e este artigo traz as possibilidades e as formas de trabalhar habilidades sociais na educação, relação da escola com os professores, professor e aluno, alunos entre alunos, e todos os envolvidos nesse meio. Foram apontados autores que se baseiam na ideia de treinamento de habilidades sociais no contexto educacional para uma melhoria no comportamento dos alunos, que é a uma das maiores queixas dos docentes. Enfocamos também no treinamento de tais habilidades na formação continuada docente para desenvolver nos professores habilidades sociais que contribuam para sua forma de ensinar e interagir durante suas aulas. O conjunto destas habilidades, nesse contexto, deve ser encorajado pela escola e por todos que colaboram para uma educação de qualidade.
Abstract: The present work presents important aspects of the social skills within the educational context, pointing to the advantages in working the training of social skills in students and in the continuing formation of teachers, as it provides a better quality in teaching and learning, in interpersonal interactions of students and teachers, as well as in child development. The school plays an important role in the development of the individual, which goes beyond the disciplines taught in school. The educational institution has a placement in the subject’s psychosocial context, and this article brings the possibilities and ways of working social skills in education, the school’s relationship with teachers, teacher and student, students among students, and all involved in that medium. Authors have been pointed out that are based on the idea of training social skills in the educational context for an improvement in students' behavior, which is one of the greatest complaints of teachers. We also focus on training such skills in continuing teacher training to develop in teachers social skills that contribute to their way of teaching and interacting during their classes. The set of these skills, in this context, should be encouraged by the school and by all who collaborate for a quality education.
Keywords: Habilidades sociais
Formação continuada
Educação
Desenvolvimento infantil
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Josiane Tomé da. Habilidades sociais na prática pedagógica: a importância do seu treinamento no ambiente escolar. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35189
Date of defense: 20-Jun-2022
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HabilidadesSociaisNa.pdfTCC165.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons