Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35187
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Estilos de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento de jogos para o aprendizado de língua inglesa: relações, implicações e contribuições |
Título (s) alternativo (s): | Learning styles, planning and development of games for english language learning: relationships, implications and contributions |
Autor: | Oliveira, Luiza Helena Araújo de |
Primer orientador: | Santos, Vanessa Matos dos |
Primer miembro de la banca: | Lopes, Renato de Aquino |
Segundo miembro de la banca: | Barros, Daniela Melaré Vieira |
Resumen: | Em busca da valorização da participação efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e na aprendizagem em ritmo próprio por meio de atividades de experimentação e compartilhamento é que esta pesquisa se propôs a compreender os estilos de aprendizagem mobilizados por estudantes participantes de um projeto de criação de jogos para a aprendizagem de língua inglesa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, que teve como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo – construído por meio de observação sistemática não participante –; o questionário CHAEA (Alonso, Gallego e Honey, 1999), para diagnóstico dos estilos de aprendizagem; e quatro planejamentos de jogos desenvolvidos por alunos (também denominados Game Design Canvas – GDC). O locus da pesquisa foi composto por uma instituição federal de ensino do estado de Minas Gerais. Para as observações, selecionou-se uma unidade curricular (UCP) destinada a estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio da instituição. Os participantes (sete alunos) responderam a um questionário sobre preferências de estilos de aprendizagem e produziram GDCs seguidos de jogos para o aprendizado de um conteúdo de língua inglesa. Por meio das observações das aulas e dos registros nos diários de bordo, foi possível analisar as características da teoria dos estilos de aprendizagem apresentadas no processo de criação e desenvolvimento dos jogos. Os resultados obtidos indicaram uma correlação entre o estilo de aprendizagem reflexivo e jogos com a característica Agôn, de acordo com a tipologia de jogos descrita por Caillois (1990). A pesquisa aponta caminhos futuros a serem explorados, por exemplo, em contextos maiores e em diferentes instituições educacionais, para que o estudante produtor dos jogos, e não apenas os estudantes jogadores, seja compreendido em função dos estilos de aprendizagem. |
Abstract: | In search of valuing the effective participation of students in the construction of knowledge and learning at their own pace through experimentation and sharing activities, this research aimed to understand the learning styles employed by students participating in a game creation project for English language learning. It is, therefore, qualitative research of an exploratory-descriptive nature, whose data collection instruments were the logbooks assembled through non-participant systematic observation –; the CHAEA questionnaire (Alonso, Gallego and Honey, 1999), for the diagnosis of learning styles; and four game plans developed by students (also called Game Design Canvas – GDC). The research locus is a Federal Educational Institution in Minas Gerais. For the observations, a curricular unit (UCP) was selected for the Institution’s high school integrated technical course students. Participants (seven students) answered a questionnaire about learning style preferences and produced GDCs followed by games to learn English language content. By means of class observations and records in logbooks, it was possible to analyze the theory of learning characteristics styles presented in the games creation and development process. The results obtained indicated a correlation between the reflective learning style and games with the Agôn characteristic, according to the typology of games described by Caillois (1990). The research points out future paths to be explored, for example, in larger contexts and in different educational institutions, so that the game creator student, and not just the student players, is understood in terms of learning styles. |
Palabras clave: | Estilos de Aprendizagem Jogos digitais Game Design |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Tema: | Educação Jornalismo Audiovisual Aprendizagem Jogos educativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | OLIVEIRA, Luiza Helena Araújo de. Estilos de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento de jogos para o aprendizado de língua inglesa: relações, implicações e contribuições. 2022. 208 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.216 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.216 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35187 |
Fecha de defensa: | 27-may-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstilosAprendizagemPlanejamento (2).pdf | 8.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.