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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1638-9914
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cartografia de si: pistas possíveis para modos de presença na vida e na performance
Título(s) alternativo(s): Cartography of yourself: possible courses for modes of presence in life and performance
Autor(es): Mendes Junior, Juscelino Ferreira
Primeiro orientador: Bom-Tempo, Juliana Soares
Primeiro membro da banca: Leal, Mara Lúcia
Segundo membro da banca: Saidel, Henrique
Resumo: Esta pesquisa se propõe a acompanhar pistas de um corpo em performance, atravessado por encontros que transformaram e compuseram um modo de presença. Busca criar relações entre práticas performáticas que agenciam corpos em estados de presença e como tais estados podem gestar modos de existência implicados em criar a própria vida. Como se dá uma composição de possíveis modos de presença na performance? Como cartografar processos artísticos que dão a ver outras possibilidades de relação no encontro? A investigação faz um recorte na minha prática artística e performática de dois anos junto aos processos coletivos e individuas, e, também, junto a um campo de aliados poéticos e artísticos que compõem uma tessitura epistemológica. Convoco três coletivos e artistas da performance atuantes no Brasil sendo eles: Grupo EmpreZa (GO), Berna Reale (PA) e Ayrson Heráclito(BA), para criar diálogos entre suas performances e um possível campo teórico acerca do treinamento performativo, produção de subjetividade e encontro na relação com os estudos da presença e da produção de novos modos de vida. Além desses, trago três performances coletivas que aconteceram ao longo dos anos de 2017 a 2019, duas junto ao grupo de pesquisa Asfalto – texturas entre artes e filosofia, quais sejam: “Jardindigente (2017)” e “Buraco Negro (2017), e outra junto ao projeto de extensão Por uma Clínica-Poética chamada “Qual vida queremos? Praia na UFU (2019)” que trazem um pouco da construção coletiva de tais modos de presença. Por fim, apresento uma performance individual chamada “Como se grita no escuro? (2019)” que apresenta uma relação com a dança Butoh e suas possibilidades de produção de vida e de modos de presença.
Abstract: This research proposes to follow clues of a body in performance, crossed by encounters that transformed and composed a way of presence. It seeks to create relationships between performance practices that manage bodies in states of presence and how these states can generate ways of existence implied in creating their own lives. How do you compose possible modes of presence in the performance? How to map artistic processes that reveal other possibilities of relationship in the encounter? The investigation makes a cut in my artistic and performance practice of two years together with the collective and individual processes, and, also, with a field of poetic and artistic allies that compose an epistemological texture. I call on three collectives and performance artists active in Brazil: Grupo EmpreZa (GO), Berna reale (PA) and Ayrson Heráclito (BA), to create dialogues between their performances and a possible theoretical field about performative training, production of subjectivity and encounter in relation to studies on the presence and production of new ways of life. In addition to these, I bring three collective performances that took place over the years 2017 to 2019, two with the research group Asfalto - textures between arts and philosophy, namely: “Jardindigente (2017)” and “Buraco Negro (2017), and another with the extension project For a Clínica-Poética called “Qual vida queremos? Praia na UFU (2019)” that bring a little of the collective construction of such ways of presence. Finally, I present an individual performance called “Como se grita no escuro? (2019)” that presents a relationship with the Butoh dance and its possibilities for the production of life and ways of presence.
Palavras-chave: Performance
Modos de presença
Cartografia
Encontro
Performance
Ways of presence
Cartography
Meeting
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes cênicas
Performance (Arte)
Cartografia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: MENDES JUNIOR, Juscelino Ferreira. Cartografia de si: pistas possíveis para modos de presença na vida e na performance. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.789.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.789
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35147
Data de defesa: 26-Dez-2020
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