Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes Junior, Juscelino Ferreira-
dc.date.accessioned2022-06-10T19:22:52Z-
dc.date.available2022-06-10T19:22:52Z-
dc.date.issued2020-12-26-
dc.identifier.citationMENDES JUNIOR, Juscelino Ferreira. Cartografia de si: pistas possíveis para modos de presença na vida e na performance. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.789.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35147-
dc.description.abstractThis research proposes to follow clues of a body in performance, crossed by encounters that transformed and composed a way of presence. It seeks to create relationships between performance practices that manage bodies in states of presence and how these states can generate ways of existence implied in creating their own lives. How do you compose possible modes of presence in the performance? How to map artistic processes that reveal other possibilities of relationship in the encounter? The investigation makes a cut in my artistic and performance practice of two years together with the collective and individual processes, and, also, with a field of poetic and artistic allies that compose an epistemological texture. I call on three collectives and performance artists active in Brazil: Grupo EmpreZa (GO), Berna reale (PA) and Ayrson Heráclito (BA), to create dialogues between their performances and a possible theoretical field about performative training, production of subjectivity and encounter in relation to studies on the presence and production of new ways of life. In addition to these, I bring three collective performances that took place over the years 2017 to 2019, two with the research group Asfalto - textures between arts and philosophy, namely: “Jardindigente (2017)” and “Buraco Negro (2017), and another with the extension project For a Clínica-Poética called “Qual vida queremos? Praia na UFU (2019)” that bring a little of the collective construction of such ways of presence. Finally, I present an individual performance called “Como se grita no escuro? (2019)” that presents a relationship with the Butoh dance and its possibilities for the production of life and ways of presence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectModos de presençapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEncontropt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectWays of presencept_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectMeetingpt_BR
dc.titleCartografia de si: pistas possíveis para modos de presença na vida e na performancept_BR
dc.title.alternativeCartography of yourself: possible courses for modes of presence in life and performancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bom-Tempo, Juliana Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239538709638520pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee2Saidel, Henrique-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658326308429257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1725614654095009pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a acompanhar pistas de um corpo em performance, atravessado por encontros que transformaram e compuseram um modo de presença. Busca criar relações entre práticas performáticas que agenciam corpos em estados de presença e como tais estados podem gestar modos de existência implicados em criar a própria vida. Como se dá uma composição de possíveis modos de presença na performance? Como cartografar processos artísticos que dão a ver outras possibilidades de relação no encontro? A investigação faz um recorte na minha prática artística e performática de dois anos junto aos processos coletivos e individuas, e, também, junto a um campo de aliados poéticos e artísticos que compõem uma tessitura epistemológica. Convoco três coletivos e artistas da performance atuantes no Brasil sendo eles: Grupo EmpreZa (GO), Berna Reale (PA) e Ayrson Heráclito(BA), para criar diálogos entre suas performances e um possível campo teórico acerca do treinamento performativo, produção de subjetividade e encontro na relação com os estudos da presença e da produção de novos modos de vida. Além desses, trago três performances coletivas que aconteceram ao longo dos anos de 2017 a 2019, duas junto ao grupo de pesquisa Asfalto – texturas entre artes e filosofia, quais sejam: “Jardindigente (2017)” e “Buraco Negro (2017), e outra junto ao projeto de extensão Por uma Clínica-Poética chamada “Qual vida queremos? Praia na UFU (2019)” que trazem um pouco da construção coletiva de tais modos de presença. Por fim, apresento uma performance individual chamada “Como se grita no escuro? (2019)” que apresenta uma relação com a dança Butoh e suas possibilidades de produção de vida e de modos de presença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration123pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.789pt_BR
dc.orcid.putcode114310245-
dc.crossref.doibatchid06e132b9-1a75-42b9-bd25-652d1420c4cc-
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.autorizadoCartografiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CartografiaPistasPossíveis.pdf7.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.