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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35126
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1822-2755 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Corpos marginalizados, esquecidos e explorados no Brasil: as transformações dos mecanismos de exclusão através do tempo (XIX-XXI) |
Alternate title (s): | Marginalized, forgotten and exploited bodies in Brazil: The transformations of exclusion mechanisms over time (XIX-XXI) |
Author: | Timoteo, Bruna Luiza de Oliveira |
First Advisor: | Carneiro, Deivy Ferreira |
First member of the Committee: | Felipe, Cleber Vinícius do Amaral |
Second member of the Committee: | Silva, Marcelo de Souza |
Third member of the Committee: | Morais, Sérgio Paulo |
Summary: | Nesse trabalho dissertativo, buscase compreender as concepções e relações sociais intricadas nas condições corporais humanas que, no passado e no presente, produzem, mantêm, legitimam e justificam a marginalidade, o esquecimento e a exploração de sujeitos. Estudando estes aspectos entre o século XIX ao XXI, as diferenças sociais notórias por meio do período, obscurece as continuidades e mesmo as rupturas no processo de formação da sociedade brasileira. Por essa razão, propõese analisar as transformações nos mecanismos de exclusão. Para tanto, investigase os excluídos, como o louco, o surdomudo, o cego, o defeituoso e o doente, e o lugar que ocupam no império brasileiro, onde é possível apreendêlos inclusos na dualidade: livre ou escravizado. Por sua vez, o processo de abolição da escravatura e Proclamação da República constituem outras experiências sobre o corpo, momento em que a segregação institucional se generalizará pelo país sob o fundo de uma cientificidade. Assim, embora o reconhecimento das condições corporais seja possível no decurso temporal, as nomenclaturas, as classificações e discursos sobre o corpo precisam ser historicizadas. Nesse sentido, a prisão, o hospital e a escola, como instituições seculares, podem expressar os modelos sociais que foram lhes constituindo a partir do tempo, bem como as contradições que os fazem ser campo de disputa entre os opressores e oprimidos. No tocante ao estudo, o século XXI estará circunscrito aos movimentos pela inclusão social da pessoa com deficiência no ambiente escolar, tendo em vista os avanços e as dificuldades para a sua realização. |
Abstract: | In this dissertation work, we seek to understand the conceptions and social relationships intricate in the human bodily conditions that, in the past and present, produce, maintain, legitimize and justify marginality, forgetfulness and exploitation of subjects. Studying these aspects between the 19th and 21st centuries, the notorious social differences through the period obscures the continuities and even the ruptures in the process of formation of Brazilian society. For this reason, it is proposed to analyze the transformations in the exclusion mechanisms. To this end, we investigate the excluded, such as the mad, the deafmute, the blind, the defective and the sick, and the place they occupy in the Brazilian empire, where it is possible to seize them included in duality: free or enslaved. In turn, the process of abolition of slavery and Proclamation of the Republic constitute other experiences on the body, at which time institutional segregation will be generalized throughout the country under the background of a scientificity. Thus, although the recognition of body conditions is possible in the course of time, nomenclatures, classifications, and discourses about the body need to be historicized. In this sense, prison, hospital and school, as secular institutions, can express the social models that have been constituting them from time, as well as the contradictions that make them a field of dispute between the oppressors and oppressed. Regarding the study, the 21st century will be limited to movements for the social inclusion of people with disabilities in the school environment, in view of the advances and difficulties for its realization. |
Keywords: | História do corpo History of the body Exclusão social Educação Trabalho. Social exclusion Education Work. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Subject: | História Exclusão social Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em História |
Quote: | TIMOTEO, Bruna Luiza de Oliveira, Corpos marginalizados, esquecidos e explorados no Brasil: as transformações dos mecanismos de exclusão através do tempo (XIX-XXI). 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.155. |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.155 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35126 |
Date of defense: | 18-Mar-2022 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
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