Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTimoteo, Bruna Luiza de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-03T14:06:43Z-
dc.date.available2022-06-03T14:06:43Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationTIMOTEO, Bruna Luiza de Oliveira, Corpos marginalizados, esquecidos e explorados no Brasil: as transformações dos mecanismos de exclusão através do tempo (XIX­-XXI). 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.155.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35126-
dc.description.abstractIn this dissertation work, we seek to understand the conceptions and social relationships intricate in the human bodily conditions that, in the past and present, produce, maintain, legitimize and justify marginality, forgetfulness and exploitation of subjects. Studying these aspects between the 19th and 21st centuries, the notorious social differences through the period obscures the continuities and even the ruptures in the process of formation of Brazilian society. For this reason, it is proposed to analyze the transformations in the exclusion mechanisms. To this end, we investigate the excluded, such as the mad, the deaf­mute, the blind, the defective and the sick, and the place they occupy in the Brazilian empire, where it is possible to seize them included in duality: free or enslaved. In turn, the process of abolition of slavery and Proclamation of the Republic constitute other experiences on the body, at which time institutional segregation will be generalized throughout the country under the background of a scientificity. Thus, although the recognition of body conditions is possible in the course of time, nomenclatures, classifications, and discourses about the body need to be historicized. In this sense, prison, hospital and school, as secular institutions, can express the social models that have been constituting them from time, as well as the contradictions that make them a field of dispute between the oppressors and oppressed. Regarding the study, the 21st century will be limited to movements for the social inclusion of people with disabilities in the school environment, in view of the advances and difficulties for its realization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistória do corpopt_BR
dc.subjectHistory of the bodypt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho.pt_BR
dc.subjectSocial exclusionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWork.pt_BR
dc.titleCorpos marginalizados, esquecidos e explorados no Brasil: as transformações dos mecanismos de exclusão através do tempo (XIX-­XXI)pt_BR
dc.title.alternativeMarginalized, forgotten and exploited bodies in Brazil: The transformations of exclusion mechanisms over time (XIX-XXI)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Deivy Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9694284160496941pt_BR
dc.contributor.referee1Felipe, Cleber Vinícius do Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7328676515209683pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6899837344771659pt_BR
dc.contributor.referee3Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522896448754015pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho dissertativo, busca­se compreender as concepções e relações sociais intricadas nas condições corporais humanas que, no passado e no presente, produzem, mantêm, legitimam e justificam a marginalidade, o esquecimento e a exploração de sujeitos. Estudando estes aspectos entre o século XIX ao XXI, as diferenças sociais notórias por meio do período, obscurece as continuidades e mesmo as rupturas no processo de formação da sociedade brasileira. Por essa razão, propõe­se analisar as transformações nos mecanismos de exclusão. Para tanto, investiga­se os excluídos, como o louco, o surdo­mudo, o cego, o defeituoso e o doente, e o lugar que ocupam no império brasileiro, onde é possível apreendê­los inclusos na dualidade: livre ou escravizado. Por sua vez, o processo de abolição da escravatura e Proclamação da República constituem outras experiências sobre o corpo, momento em que a segregação institucional se generalizará pelo país sob o fundo de uma cientificidade. Assim, embora o reconhecimento das condições corporais seja possível no decurso temporal, as nomenclaturas, as classificações e discursos sobre o corpo precisam ser historicizadas. Nesse sentido, a prisão, o hospital e a escola, como instituições seculares, podem expressar os modelos sociais que foram lhes constituindo a partir do tempo, bem como as contradições que os fazem ser campo de disputa entre os opressores e oprimidos. No tocante ao estudo, o século XXI estará circunscrito aos movimentos pela inclusão social da pessoa com deficiência no ambiente escolar, tendo em vista os avanços e as dificuldades para a sua realização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration132pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.155pt_BR
dc.orcid.putcode113997086-
dc.crossref.doibatchidbccc1542-5686-4b5b-89c7-4253591642fe-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoExclusão socialpt_BR
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorposMarginalizadosEsquecidos.pdfDissertação3.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons