Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLazzarini, Vitor Soares-
dc.date.accessioned2022-05-26T15:57:11Z-
dc.date.available2022-05-26T15:57:11Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationLAZZARINI, Vitor Soares. Pensando um guia de normas de segurança e de equipamentos de laboratórios de química para estudantes e professores da graduação. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35097-
dc.description.abstractThe laboratory and, consequently, the practical classes, are fundamental for the teaching and learning of chemistry, because it is where students see the subject as something non-abstract, real. As it is a high-risk location, it is essential that it be very well planned and that the equipment present be regularly maintained. It is also necessary that all its users (teachers, students, researchers and technicians) strictly follow the safety instructions. In this perspective, this paper aimed to develop a guide that helps teachers, professionals in the field of chemistry and students to understand why the laboratory is a place of risk and what should be done to minimize this risk. After writing this paper, it became clear that, although there are many safety rules, it is not impossible to avoid risks in the laboratory and that accidents happen, in large part, due to ignorance or lack of attention on the person’s part.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLaboratório de químicapt_BR
dc.subjectChemistry laboratorypt_BR
dc.subjectRiscos do laboratóriopt_BR
dc.subjectLaboratory riskspt_BR
dc.subjectSegurança no laboratóriopt_BR
dc.subjectLaboratory safetypt_BR
dc.titlePensando um guia de normas de segurança e de equipamentos de laboratórios de química para estudantes e professores da graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Deividi Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827393881546997pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Viviani Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9829786425442334pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Gustavo Maximiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2249878998468598pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5560032644988095pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO laboratório e, por consequência, as aulas práticas, são fundamentais para o ensino-aprendizagem de química, pois é nesse espaço que os alunos enxergam a disciplina como algo não-abstrato, real. Por ser um local de alto risco, é essencial que ele seja muito bem planejado e que os equipamentos presentes sofram manutenção regularmente. É necessário também que todos os seus usuários (professores, alunos, pesquisadores e técnicos) sigam rigorosamente as instruções de segurança. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo elaborar um guia que auxilie professores, profissionais da área de química e estudantes a compreender por que o laboratório é um local de risco e o que deve ser feito para que esse risco seja o mínimo possível. Após a escrita deste trabalho, ficou claro que, apesar de haver muitas regras de segurança, não é impossível evitar riscos no laboratório e que acidentes acontecem, em grande parte, por ignorância ou falta de atenção do laboratorista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.orcid.putcode113636302-
Appears in Collections:TCC - Química (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PensandoUmGuia.pdfTCC2.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons