Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35069
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1471-3557 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Atenção isto é uma invasão: Manifestos sobre "A História da Arte" |
Título(s) alternativo(s): | Attention this is an invasion: Manifestos about "The History of Art" |
Autor(es): | Barca, Mariana Ribeiro |
Primeiro orientador: | Borges, Clarissa Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Melo, Roberta Maira de |
Segundo membro da banca: | Vieira, Marco Antônio |
Resumo: | Este trabalho é, antes de tudo, uma intervenção feminista na Arte, como sugere Griselda Pollock (1987). Com um coletivo de mulheres cis, trans e não binárias, é proposta uma Invasão nA História da Arte. Literalmente, utiliza-se como ponto de problemática desta pesquisa o catálogo de Ernst Gombrich ao partir da constatação de que o autor não inseriu nenhuma mulher na primeira publicação de seu aclamado compilado (1950), ocultando ardilosamente os trabalhos de mulheres desta fonte de pesquisa (NOCHLIN, 1971; POLLOCK, 2014). A fim de equilibrar um pouco desta História (ADICHIE, 2009), esta pesquisa é uma produção artística, curatorial e crítica feita por mulheres. Da investigação das aproximações entre os trabalhos apresentados, emergem pensamentos estruturais historicamente carregados ao nosso tempo e que, além do ocultamento nas Artes Visuais, implicam em outras problemáticas (des)humanas. Em inspiração de Aby Warburg, as obras das artistas são apresentadas em formato de painel em site interativo. |
Abstract: | This work is, above all, a feminist intervention in Art, as Griselda Pollock (1987) suggests. With a collective of cis, trans and non-binary women, an Invasion is proposed in the History of Art. Literally, Ernst Gombrich's catalog is used as a problematic point of this research, based on the observation that the author did not include any woman in the first publication of his acclaimed compilation (1950), cunningly hiding the works of women from this research source (NOCHLIN, 1971; POLLOCK, 2014). In order to balance some of this History (ADICHIE, 2009), this research is an artistic, curatorial and critical production made by women. From the investigation of the approximations between the presented works, historical structural thoughts emerges charged to our time and which, in addition to the blackout in the Visual Arts, imply other (in)human problems. Inspired by Aby Warburg, the artists' works are presented in panel format on an interactive website. |
Palavras-chave: | Artes-visuais Visual-arts Crítica-de-arte Art-criticism Feminismo Feminism História-da-arte Art-History Mulheres-artistas Women-artists |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BARCA, Mariana Ribeiro. Atenção isto é uma invasão: Manifestos sobre "A História da Arte". 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35069 |
Data de defesa: | 28-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtencaoIstoE.pdf | TCC | 7.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons