Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34963
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9301-3297
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Elementos coesivos do português brasileiro em córpus de redações nos moldes do Enem: um estudo para a elaboração da CoTex
Título(s) alternativo(s): Brazilian Portuguese cohesive devices in a corpus of essays in the Enem style: a study for the creation of CoTex
Autor(es): Grama, Daniela Faria
Primeiro orientador: Fromm, Guilherme
Primeiro membro da banca: Finatto, Maria Jose Bocorny
Segundo membro da banca: Silva, Eduardo Batista da
Terceiro membro da banca: Dias, Eliana
Quarto membro da banca: Novodvorski, Ariel
Resumo: Esta pesquisa aprofunda o nosso estudo dos elementos coesivos e subsidia linguisticamente a criação de uma ferramenta on-line, a Conte Comigo para Coesão Textual (CoTex), de caráter lexicográfico-pedagógico com vistas à produção escrita de redações de alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Utilizamos as contribuições teóricas de autores como Halliday e Hasan (1995), Antunes (2005) e Koch (2008) para discorrermos sobre o tema principal, a saber: a coesão textual. Com isso, apresentamos uma proposta de reorganização da classificação dos fenômenos coesivos. Dissertamos sobre os tipos de ensino – prescritivo, descritivo, produtivo – e, para tanto, lançamos mão de Halliday, McIntosh e Strevens (1974) e Travaglia (2009). Esse embasamento nos deu suporte para produzirmos exercícios sobre coesão textual que estão presentes na CoTex. Abordamos a questão das novas tecnologias no ensino, nos apoiando em Kenski (2003) e Ribeiro (2012) e tecemos considerações sobre a Linguística de Córpus e a Linguística Computacional, tendo como norte Mello e Souza (2012), Finatto, Lopes e Ciulla (2015) e Assunção e Araújo (2019). Tais respaldos teóricos nos auxiliaram a pensar na importância de a CoTex ser elaborada no formato digital, aproveitando os recursos que esse ambiente proporciona. Em termos metodológicos, trabalhamos com os princípios da Linguística de Córpus e com o programa de análise lexical WordSmith Tools, versão 7, Scott (2016) – fundamentais no processo de análise do CorRed, um córpus de 2.325 redações que começamos a compilar no Mestrado, conforme Grama (2016), e finalizamos nesta Tese. O CorRed foi basilar para desenvolvermos a CoTex. A partir da análise e descrição que efetuamos dele, encontramos mais de 500 elementos de coesão e o utilizamos para obtermos a maior parte das informações (definição, frequência de uso, exemplos de uso, sinônimos etc.) que compuseram as fichas lexicográficas que elaboramos para os 30 elementos coesivos que constam na nominata da CoTex atualmente. Desse modo, a CoTex possui tanto orientação semasiológica quanto onomasiológica, apresenta frases lúdicas e orientadoras dependendo do que é pesquisado pelo consulente, além de dar um feedback imediato sobre os exercícios, entre outros. Aludindo aos resultados, podemos dizer que conseguimos responder às perguntas de pesquisa, cumprindo, de maneira satisfatória, a meta de desenvolver a CoTex, apresentá-la para professores dos alunos do Ensino Médio – atores fundamentais do cenário educacional – e obter a avaliação deles em relação à nossa ferramenta on-line.
Abstract: This research develops our previous study about cohesive devices and provides a linguistic basis for the creation of an online tool called Conte Comigo para Coesão Textual (CoTex), which is of a lexicographical and pedagogical nature and aimed at the writing of essays by senior high school students in Brazil. Drawing on theoretical contributions by authors such as Halliday and Hasan (1995), Antunes (2005) and Koch (2008), we discuss the main theme of textual cohesion, and present a proposal of reorganization of the classification of cohesive phenomena. Different kinds of teaching – prescriptive, descriptive, productive – are also expounded based on Halliday, McIntosh and Strevens (1974) and Travaglia (2009). This theoretical framework has supported us in the production of activities on textual cohesion, which are present in CoTex. We approach the issue of new technologies in teaching by means of Kenski (2003) and Ribeiro (2012), and elaborate on Corpus Linguistics and Computational Linguistics having Mello and Souza (2012), Finatto, Lopes and Ciulla (2015) and Assunção e Araújo (2019) as guiding studies. This theoretical basis has contributed to the reflection on the importance of creating CoTex in digital format and on the affordances of such an environment. In methodological terms, we have followed Corpus Linguistics principles and used the lexical analysis software WordSmith Tools, version 7, Scott (2016), which are essential in the process of analyzing CorRed, a corpus that comprises 2.325 essays, whose compilation began in our Master’s research, as can be seen in Grama (2016), and finished in this doctoral dissertation. CorRed was essential for the development of CoTex. We found more than 500 cohesive devices out of the analysis and description of said corpus, which was used to obtain information (definition, frequency of use, examples of use, synonyms etc.) for writing the lexicographical records of 30 cohesive devices which compose the nomenclature of CoTex. Thus, CoTex is both semasiological and onomasiological in orientation with ludic and guiding sentences depending on the user’s searches. It also provides immediate feedback about the activities, among other features. Concerning the results, we can say we have answered our research questions and satisfactorily accomplished the goal of developing CoTex, presenting it to high school teachers – essential agents in the educational setting – and obtaining their assessment of our online tool.
Palavras-chave: Coesão Textual
Redação
Lexicografia
Linguística de Córpus
CoTex
Textual Cohesion
Writing
Lexicography
Corpus Linguistics
CoTex
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Assunto: Linguística
Redação acadêmica
Língua portuguesa - Lexicografia
Linguística de corpus
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: GRAMA, Daniela Faria. Elementos coesivos do português brasileiro em córpus de redações nos moldes do Enem: um estudo para a elaboração da CoTex. 2022. 328 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.120
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.120
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34963
Data de defesa: 3-Fev-2022
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