Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34932
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise de crateras do Polo Sul na superfície lunar com técnicas de sensoriamento remoto e processamento digital de imagens para futuras instalações de base de exploração
Autor(es): Tizzo, Ana Laura Almeida
Primeiro orientador: Toledo, Pedro Eduardo Ribeiro de
Primeiro coorientador: Palhares, Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro
Primeiro membro da banca: x
Segundo membro da banca: Gallis, Rodrigo Bezerra de Araujo
Resumo: Dois anos depois de completar 50 anos da chegada do homem à Lua, existem atualmente movimentações do setor aeroespacial para permitir o retorno ao nosso satélite natural. A National Aeronautics and Space Administration – NASA, a agência espacial norte-americana, planeja instalar na órbita da Lua, a fim de permitir que se torne base para a exploração de nosso satélite natural e uma possível base de envio de futuras missões interplanetárias. Para tais objetivos, a ciência percorreu inúmeros caminhos de inovação e conhecimento através dos anos que antecederam o primeiro pouso na superfície lunar e continua percorrendo este mesmo de forma a permitir que tais atividades como pousos, decolagens e a instalação de bases que orbitarão no satélite natural se tornem uma atividade corriqueira para a humanidade no futuro. Nosso satélite natural volta a chamar a atenção novamente como possibilidade de exploração devido aos recentes estudos sobre a viabilidade de uso de Hélio-3, um gás raro no planeta Terra, que pode ser utilizado para produzir energia limpa em usinas de fusão nuclear. Países como a China estão avançando em seus respectivos programas espaciais, tendo como objetivo não somente novas viagens à Lua, mas de instalações de bases na superfície que viabilizarão a exploração do Hélio-3, minerais preciosos e outras fontes de rendimento energético e econômicas. Assim, esta proposta de estudo reúne conhecimento de interesse da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica sobre nosso satélite natural e fazer uso de técnicas de Sensoriamento Remoto para mensuração de crateras do Polo Sul que possuem maior disposição para assentamento de bases lunares por estarem constantemente sombreadas, protegendo estas bases da constante radiação solar, e pelo fato de estudos recentes estimarem a existência de gelo nestas crateras que sustentariam as futuras bases com fornecimento de água.
Palavras-chave: Lua
Base de exploração
Hélio-3
Sensoriamento remoto
Polo Sul lunar
Crateras
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TIZZO, Ana Laura Almeida. Análise de crateras do Polo Sul na superfície lunar com técnicas de sensoriamento remoto e processamento digital de imagens para futuras instalações de base de exploração. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34932
Data de defesa: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseCraterasPolo.pdf4.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.