Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34874
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2022-04-18
Título: Feedback positivo na aprendizagem motora: efeitos da comparação temporal e social
Título(s) alternativo(s): Aprendizagem motora e feedback positivo
Autor(es): Fernandes, José Henrique Tiago
Primeiro orientador: Drews, Ricardo
Primeiro membro da banca: Drews, Ricardo
Segundo membro da banca: Valério, Matheus Maron
Terceiro membro da banca: Crozara, Luciano Fernandes
Resumo: Um número considerável de estudos aponta benefícios na aquisição de diferentes habilidades motoras a partir do fornecimento de feedbacks positivos de comparação temporal e social. No entanto, não está claro qual desses feedbacks levaria a maiores ganhos na aprendizagem motora. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de feedbacks positivos de comparação social e temporal na aprendizagem motora. A amostra foi constituída de 45 participantes (30 homens e 15 mulheres), com idade média de 23,2 ± 2,86 anos, distribuídos em um grupo de feedback de comparação temporal positivo (GFT), um grupo de feedback de comparação social positivo (GFS) e um grupo controle (GCON). A tarefa motora analisada foi de tempo de reação seriado, em que o participante deveria realizar uma série de 10 cliques utilizando o mouse do computador o mais rápido possível, seguindo o aparecimento de círculos na tela. Todos realizaram inicialmente 20 tentativas na fase de pré-teste e, posteriormente, 105 tentativas na fase de aquisição. Nesta fase os participantes receberam feedbacks indicando melhora no desempenho (GFT) ou desempenho superior em relação a outros participantes (GFS) ao longo da prática após cada 15 tentativas, sendo o primeiro feedback de comparação fornecido após a 30a tentativa. Após 24h foi realizado um teste de retenção e um teste de transferência, consistindo em 20 tentativas cada, sem fornecimento de nenhum feedback. Um questionário de motivação foi aplicado em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença no desempenho entre os grupos em nenhuma fase do estudo. Porém, os grupos GFT e GFS apresentaram maior percepção de competência, em comparação ao GCON. Conclui-se que o fornecimento de feedbacks positivos de comparação temporal e social não levam a efeitos distintos na aquisição de uma habilidade motora em jovens adultos.
Abstract: A number of studies has pointed out the benefits and acquisition of different skills from positive feedbacks of temporal and social comparison. However, it is unclear which of these feedbacks would lead to greater gains in motor learning. The aim of this study was to verify the effects of social and temporal comparison on motor learning. The sample consisted of 45 participants (30 men and 15 women), with a mean age of 23.2 ± 2.86 years old, distributed in a positive temporal comparison feedback group (GFT), a positive social comparison feedback group (GFS) and a control group (GCON). The motor skill task analyzed was serial time of reaction, in which should perform a series of 10 clicks using the computer mouse as quickly as possible, following the appearance of circles on the screen. All of them first performed 20 trials in the pre-test phase and later attemped 105 times in the acquisition phase. In this phase, participants received feedback indicating improved performance (GFT) or superior performance relative to other practice participants (GFS) after each 15 trials and the first comparison feedback was provided after the 30th trial. After 24h a retention test and a transfer test was performed, consisting wich of 20 trials, without feedback providing. A motivation questionnaire was applied in different moment o the study. The results did not reveal any between group differences in the performance on the study phases. However, the GFT and GFS groups showed a greater perception of competence, compared to the GCON. We concluded that the provision of positive feedbacks of temporal and social comparison does not lead to distinct effects in the acquisition of a motor skill in young adults.
Palavras-chave: Aprendizagem motora
Feddback
Comparação temporal
Comparação social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERNANDES, José Henrique Tiago. Feedback Positivo na Aprendizagem Motora: Efeitos da Comparação Temporal e Social. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34874
Data de defesa: 18-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FeedbackPositivoNa.pdfTCC839.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.